Lewandowski afirma que PRF está proibida de fazer bloqueios durante eleições
Facilitar circulação de eleitores deve ser prioridade da instituição
Ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski afirmou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está proibida de fazer bloqueios em estradas durante as eleições municipais marcadas para domingo (6).
Facilitar a circulação dos eleitores é prioridade para a PRF no dia de votação, segundo o ministro. Lewandowski se baseia no termo de colaboração firmado entre o ministério e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caso haja necessidade de bloqueio em função de algum incidente, a PRF terá a atribuição de organizar caminhos alternativos. Além disso, precisará justificar a ação para o ministério e para o TSE.
Leia mais: Caiado promove mobilização em apoio a Mabel pelas ruas de Goiânia
“A Polícia Rodoviária Federal está proibida de fazer qualquer bloqueio em estradas”, afirmou Lewandowski, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Ele também destacou que a corporação está orientada a reprimir crimes eleitorais.
O chefe da pasta destacou que o governo federal tem trabalhado em conjunto com o TSE para assegurar a tranquilidade das eleições municipais. Ele afirmou que ninguém poderá portar armas 48 horas antes nem 24 horas depois das eleições. O motivo, segundo o ministro, é para que os eleitores se sintam “livres de constrangimentos” na hora de exercer seu direito e sua vontade na urna.
Com informações da Agência Brasil