Brasil adia voo de repatriação de Beirute para este sábado (5)
FAB reprograma operação para garantir segurança após bombardeios próximos ao aeroporto libanês
O primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano, operado pela Força Aérea Brasileira (FAB), foi remarcado para este sábado (5), segundo uma nota oficial conjunta divulgada pela FAB, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo Ministério da Defesa (MD). O comunicado informa que os passageiros já estão recebendo orientações sobre o embarque no aeroporto de Beirute. As autoridades reforçam a importância de seguir as recomendações de segurança fornecidas pela embaixada brasileira em Beirute e pelas autoridades locais.
Para aqueles brasileiros que têm condições de custear sua saída do país, o governo recomenda que utilizem meios próprios, já que o aeroporto de Beirute permanece aberto com voos operados pela Middle East Airlines. A operação de repatriação, batizada de “Raízes de Cedro”, vai trazer de volta 215 passageiros na primeira fase.
O voo estava previsto inicialmente para decolar nesta sexta-feira (4). Mas foi adiado por 24 horas devido a questões de segurança, após bombardeios nas proximidades do aeroporto de Beirute. Com isso, o retorno ao Brasil, que seria no sábado pela manhã, também foi reprogramado. Conforme o chanceler Mauro Vieira explicou em coletiva de imprensa, a prioridade no embarque será dada a brasileiros não-residentes. Seguidos dos residentes, com preferência legal para idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência.