Goiânia terá 2º turno à direita no dia 27 de outubro
Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União Brasil) seguem vivos na disputa
Na capital goiana, Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União Brasil) irão para o mano a mano no pleito do dia 27. O candidato bolsonarista – que alavancou de forma impressionante na reta final de campanha – angariou 31,14% dos votos válidos e liderou a votação no primeiro turno com mais de 200 mil votos. O nome do Palácio das Esmeraldas para o Paço Municipal de Goiânia obteve 27,66%. Mabel cresceu de forma gradativa, já que pontuava por volta de 3% no início de sua pré-campanha e, agora, chegou ao segundo turno com pouco mais de 190 mil votos.
A candidata petista Adriana Accorsi frustrou a militância e os apoiadores que confiavam em sua ida para o segundo turno. Com 24,44% dos votos – numericamente, 168 mil votos – a deputada federal bateu na trave mais uma vez, e ficou de fora da disputa no segundo turno. Das derrotas de Adriana, essa é a de maior impacto. Nas eleições deste ano, seu nome sempre esteve ventilado no segundo turno – com aval da maioria das pesquisas eleitorais – e com chances concretas de vitória, o que não aconteceu.
Leia mais: Campanha de Marçal entende que laudo falso pesou na derrota
Se por um lado Accorsi saiu derrotada, porém com uma grande expressividade de votos, Vanderlan viu sua candidatura – e suas chances de ser prefeito de Goiânia – derreterem. O senador foi, em algum momento, favorito na disputa do Paço Municipal, mas conseguiu tímidos 6,57% dos votos, ficando em 5º colocado com pouco mais de 45 mil votos. Matheus Ribeiro (PSDB) com 6,81% – e 46 mil votos – ficou na quarta posição. O tucano passou longe da vitória, mas ficar à frente de um nome consolidado na política goiana como Vanderlan, pode ser considerado um feito vitorioso para o grupo político do jovem jornalista.
O atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) recebeu 3,14% dos votos e ficou, entre os candidatos com direito a tempo de propaganda eleitoral de rádio e TV, na última colocação, tendo sido votado na urna por cerca de 21 mil eleitores. Postulante do Unidade Popular, o Professor Pantaleão obteve pouco mais de 1.600 votos – o que representa 0,24%.