Detran-GO anuncia provas teóricas de CNH agora serão realizadas remotamente
A partir de agora, as avaliações feitas pelo Detran-GO, serão realizadas de forma remota, sem a necessidade de acompanhamento físico de um examinador
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou uma mudança significativa nas provas teóricas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir de agora, as avaliações serão realizadas de forma remota, sem a necessidade de acompanhamento físico de um examinador. A novidade foi divulgada na quinta-feira, 10 de outubro.
Atualmente, o sistema já está em operação na sede do Detran, localizada no setor Cidade Jardim, em Goiânia, e a intenção é expandir a aplicação das provas para todo o estado. Com essa iniciativa, os candidatos poderão realizar os exames em locais equipados com computadores monitorados por câmeras com sensores de movimento. Essa tecnologia permitirá que a avaliação seja acompanhada em tempo real, detectando qualquer movimentação suspeita que possa indicar irregularidades. Caso haja alguma anomalia, um alerta será acionado e a prova poderá ser bloqueada.
A mudança visa eliminar a fila de espera que, atualmente, dura em média 16 dias após a conclusão do curso teórico. Em áreas mais densamente povoadas, as provas ocorrem apenas uma vez por mês. “Nossa meta é realizar as provas diariamente, eliminando burocracias e filas de espera”, afirmou o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.
Banca itinerante para localidades sem estrutura
Para as cidades que não possuem instalações adequadas para a aplicação das provas teóricas, o Detran-GO irá disponibilizar duas unidades móveis, adaptadas em ônibus com 16 baias cada. O plano é que, ainda este ano, o projeto seja estendido à Região Metropolitana de Goiânia. No interior, o cronograma dependerá de parcerias que serão estabelecidas, e as avaliações também poderão ser realizadas em prefeituras e unidades do Vapt Vupt.