Fiscalização apreende 880 kg de queijo impróprio para consumo
O responsável pela fábrica recebeu uma multa de R$ 10 mil
Uma operação de fiscalização realizada na última quinta-feira (10/10) em uma fábrica de queijos ralados em Anápolis resultou na apreensão de 880 kg de produto impróprio para consumo. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) em conjunto com a Polícia Militar conduziram a fiscalização.
Durante a inspeção, diversas irregularidades foram identificadas. Entre elas, a falta de comprovação de origem legal dos queijos, manipulação de produtos em condições inadequadas de higiene e estrutura, e a adição de sal para alimentação animal na salmoura dos queijos. Além disso, foram constatadas fraudes através da adição de amido modificado ao produto e o uso de rótulos falsificados, incluindo carimbos de inspeção falsos com informações incorretas.
Os produtos apreendidos foram descartados no aterro municipal de Anápolis. O responsável pela fábrica foi detido e encaminhado à Polícia Civil para responsabilização criminal, além de receber uma multa de R$ 10 mil, uma vez que já havia sido notificado anteriormente.
Marcelo Sales, coordenador da Unidade Regional Rio das Antas da Agrodefesa, destacou a importância das fiscalizações para garantir a segurança alimentar da população. “Esses itens podem representar riscos à saúde das pessoas, pois são fabricados de maneira irregular, sem atender aos critérios higiênico-sanitários”, enfatizou Sales.