O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Ancestralidade nas passarelas

Artesanato indígena amazônico ganha destaque em passarelas internacionais

Coleção ‘Muiraquitã’, do estilista Maurício Duarte, valoriza saberes ancestrais e sustentabilidade em desfiles em Nova York e Milão

Postado em 13 de outubro de 2024 por Luana Avelar

Peças criadas pelas mãos de artesãs indígenas da Amazônia conquistaram as passarelas internacionais durante as semanas de moda em Nova York e Milão. Utilizando fibras de tucum, buriti, escamas de pirarucu e sementes de açaí, essas obras-primas fazem parte da coleção ‘Muiraquitã’ do estilista manauara Maurício Duarte, do povo Kaixana. Maurício, um dos nomes mais promissores da moda brasileira, tem promovido o artesanato indígena em vitrines globais, valorizando a cultura e os saberes ancestrais.

O desfile, que estreou em Nova York na última sexta-feira (11), contou com peças produzidas por artesãs de diferentes associações indígenas, incluindo a Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro e a Associação dos Artesãos Indígenas de São Gabriel da Cachoeira. Em Milão, a coleção também impressionou durante um showroom de marcas. A modelo Naomi Campbell chegou a posar com uma faixa de arumã criada por essas artesãs, aumentando ainda mais a visibilidade do trabalho indígena.

Maurício Duarte, que esteve envolvido em oficinas de teçume e trocas de saberes com essas mulheres, destacou a importância da colaboração e da valorização dos povos originários. A coleção simboliza essa união entre moda, ancestralidade e sustentabilidade, fortalecendo o protagonismo das artesãs indígenas na indústria fashion global.

Essas iniciativas fazem parte do projeto ‘Parentas que Fazem’, apoiado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Makira-E’ta, Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas. A colaboração entre Maurício e as artesãs não apenas coloca o artesanato indígena em destaque, mas também contribui para o desenvolvimento social e econômico dessas comunidades.

 

 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também