Saiba qual fruta é ótima aliada para combater a gordura no fígado
Rico em vitaminas e minerais, esta fruta tem propriedades que vão de antidiabéticas a anti-inflamatórias
O tamarindo é uma fruta tropical caracterizada pelo seu sabor ácido e é rica em vitaminas A e C, fibras, antioxidantes e minerais. Devido a todas essas propriedades, o tamarindo tem vários benefícios para a saúde, como prevenir doenças cardíacas, promover a saúde visual, fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce da pele.
Além de ser altamente versátil na culinária, o tamarindo é uma fonte rica em vitaminas C, K, B, e minerais essenciais como cálcio, potássio e fósforo. Consumido em diversas regiões do mundo, como no Sul e Sudeste Asiático, México, Oriente Médio e Caribe, o tamarindo tem propriedades medicinais amplamente reconhecidas.
A polpa da fruta, que varia de sabor ácido ao agridoce, é utilizada em pratos variados e é apreciada não só pelo sabor, mas também pelos seus efeitos positivos na saúde. Entre os benefícios mais destacados, estão suas propriedades antidiabéticas, antimicrobianas, antiasmáticas, anti-inflamatórias e laxantes, conforme estudos publicados no Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine.
O tamarindo também é um aliado contra a retenção de líquidos, particularmente benéfico para quem sofre de inchaço em regiões como pés e tornozelos. O potássio presente na fruta ajuda a reduzir o edema e promove o bem-estar geral.
Efeitos a longo prazo
Um artigo publicado pelo portal de notícias Healthline, revisado clinicamente pela nutricionista Kerri Ann Jennings, afirma que a ingestão de tamarindo também pode ajudar na regulação dos níveis de colesterol no organismo. Segundo o texto, os antioxidantes presentes em grande quantidade em sua polpa, como polifenóis e flavonóides, podem evitam o acúmulo de gordura no fígado e no coração.
O tamarindo também pode ajudar a solucionar a retenção de líquidos. Nos casos de acúmulo em diversos tecidos, como pés, tornozelos e pernas, consumir essa fruta pode contribuir para a diminuição dos edemas, uma vez que o potássio, um mineral aliado contra o inchaço, é encontrado em abundância na fruta.
Entretanto, é importante levar em consideração que o tamarindo não é um tratamento “milagroso” para nenhuma doença. O seu consumo excessivo pode causar diarreia ou náusea. Por isso, é sempre fundamental procurar um médico especializado para possíveis diagnósticos e tratamentos dos problemas listados acima.
Também é importante lembrar que, embora o tamarindo ofereça múltiplos benefícios, seu consumo excessivo pode causar efeitos colaterais como diarreia e náuseas. Portanto, é recomendável consumi-lo com moderação e buscar orientação de um profissional de saúde antes de incluí-lo em sua dieta de forma significativa.
Leia também: Kiwi: Nutrientes que promovem o relaxamento e ajudam a combater a insônia