O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 28 de outubro de 2024
ATIVIDADE FÍSICA

Quantos minutos de caminhada por dia são necessários para emagrecer?

Especialistas explicam como o tempo e a intensidade da caminhada influenciam diretamente no processo de emagrecimento

Postado em 14 de outubro de 2024 por Thais Aires
Foto: reprodução Luciana Pires

A caminhada é amplamente reconhecida como uma das atividades físicas mais acessíveis e de baixo custo, além de ser eficiente para quem busca perder peso. No entanto, muitas pessoas se perguntam quantos minutos de caminhada são necessários por dia para alcançar o emagrecimento desejado.

De acordo com o personal trainer Caio Signoretti, em entrevista ao Sport Life, o tempo ideal de caminhada para emagrecer depende de fatores individuais e da intensidade do exercício. “Claro, que isso pode variar de acordo com a intensidade do treino. Se for 30 minutos de caminhada, vai gastar poucas calorias. Se for uma corrida mais forte, vai gastar mais calorias. Então, depende de fatores individuais e de intensidade”, explica o profissional.

Signoretti destaca que fatores como peso, metabolismo e nível de treinamento são fundamentais para determinar a quantidade de minutos de caminhada necessária para perder peso. “Depende se é homem ou mulher. Quantos quilos essa pessoa pesa? Qual é o nível de treinamento dessa pessoa? Velocidade do metabolismo? Aí é que está o ponto: se uma pessoa não controlar a dieta, não vai conseguir emagrecer”, complementa.

A superfície onde o exercício é realizado também influencia no processo de emagrecimento, mas não é o fator determinante. Segundo o personal trainer, tanto terrenos planos quanto inclinados podem ser eficazes, desde que a intensidade seja adequada. “A pessoa consegue fazer um bom treino em uma superfície plana e pode mexer na velocidade. Quanto mais rápido, mais força terá que imprimir no chão para correr. Mais desafiador fica. Para aquela pessoa que não quer trabalhar com velocidade, oscilações no terreno são interessantes.”

Embora a caminhada seja eficiente para a queima de calorias, Signoretti esclarece que ela não é suficiente para aumentar significativamente a massa muscular nas pernas. “A caminhada não vai trazer esse benefício. A caminhada é um exercício que não exige uma demanda de força muscular. A força que você faz para caminhar é muito baixa”, conclui.

Prática popular

Um estudo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, divulgado em fevereiro de 2020, reforça a popularidade da caminhada entre os brasileiros, apontando que, junto ao futebol e à musculação, ela está entre as atividades físicas mais praticadas no país. A análise foi realizada com base em dados de 60.202 pessoas com mais de 18 anos, demonstrando a importância da caminhada como um aliado na busca pelo emagrecimento.

 

 

 

*texto com informações Sport Life e portal Terra

Leia também: A importância da água para a saúde e bem-estar