O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Eleições 2024

Grupo O Hoje retoma sabatinas em cenário de segundo turno

Concorrentes nas três cidades do Estado que não encerraram as eleições no último dia 6 de outubro voltarão ao veículo na tentativa de convencer os eleitores a apostarem em seus projetos

Postado em 15 de outubro de 2024 por Felipe Cardoso

O grupo O Hoje retoma, nesta terça-feira, 14, sua série de sabatinas com os candidatos às prefeituras das principais cidades goianas. Três municípios não definiram seus respectivos prefeitos no primeiro turno das eleições municipais realizado no último domingo, 6. Com isso, os eleitores das cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis voltarão às urnas no domingo, 27, onde colocarão fim na disputa pelo posto mais cobiçado de cada uma das cidades.

Dando sequência ao compromisso do grupo com a transparência do processo eleitoral, o veículo de comunicação receberá, nesta terça, os dois concorrentes do município de Aparecida: Professor Alcides (PL) e Leandro Vilela (MDB). O primeiro deles participará de uma sabatina ao vivo com jornalistas do O HOJE às 11h. O bate-papo pode ser acompanhado por meio do canal do O HOJE no YouTube.

Depois, será a vez de Leandro Vilela falar com o eleitorado. O encontro com o emedebista, por sua vez, terá início às 15h. No decorrer da participação dos concorrentes no programa, os candidatos responderão às perguntas dos jornalistas, bem como da população que poderá encaminhar suas perguntas via chat.

Eles também vão encarar um questionamento encaminhado pelo próprio adversário e que será reproduzido ao vivo durante o programa. O modelo de sabatina estruturado pelo jornal O HOJE também garante que o candidato fale por três minutos e de maneira livre com a população. É neste momento que eles aproveitam para abordar os temas que acharem pertinentes e, claro, pedir a confiança do público.

Também estão previstos novos encontros no decorrer da próxima semana. Dessa vez, porém, com os concorrentes à prefeitura de Goiânia. As datas e horários serão confirmadas e divulgadas nos próximos dias nas redes sociais do veículo.

Cenário

A eleição em Aparecida, vale lembrar, terminou de maneira inédita. Pela primeira vez em mais de duas décadas, o município irá decidir o próximo prefeito no segundo turno. Vilela ultrapassou a barreira dos 100 mil votos e marcou 48,02% dos votos válidos. Alcides obteve 43,04% dos votos – numericamente, 98 mil votos. O vereador Willian Panda, candidato ao Paço da cidade administrativa pelo PSB, foi votado por 20 mil aparecidenses, o que representou 8,94% dos votos aparecidenses.

O resultado das urnas no primeiro turno de Aparecida mostrou uma reviravolta na corrida eleitoral. Alcides liderou a maioria das pesquisas eleitorais e, em algumas, chegou a ser cotado a vencer a disputa ainda em primeiro turno. Com a saída de Vilmarzinho Mariano, o atual prefeito, do páreo, Vilela assumiu o posto de candidato do grupo governista. O sobrinho de Maguito, com uma intensa campanha eleitoral, ganhou força e, conforme apontado pelo resultado das urnas, saiu na frente pela disputa em Aparecida.

Vilela tem contado, mais do que nunca, com um intenso apoio do Palácio das Esmeraldas nos últimos dias. Figuras do entorno governista, como seu primo e vice-governador Daniel Vilela (MDB), a primeira-dama Gracinha Caiado e o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB), já se fizeram presentes no primeiro e segundo turno da campanha e devem, nos próximos dias, intensificar ainda mais as movimentações.

Na outra raia, Alcides contou com a volta de Bolsonaro à cidade para catapultar sua candidatura. Além do próprio ex-presidente, outros nomes de peso têm participado com afinco da disputa. Dentre eles, o colega de bancada Gustavo Gayer; o senador e presidente da sigla, Wilder Morais; o candidato do PL em Goiânia, Fred Rodrigues; e outros nomes de peso ligados ao bolsonarismo.