8 pacientes perdem olhos após mutirão em Rio Grande do Norte
Prefeitura de Parelhos ressaltou que as cirurgias foram realizadas de acordo com as normas e que está custeando todos os atendimentos necessários aos pacientes
No mutirão de cirurgias de catarata realizado em Parelhas, Rio Grande do Norte, pelo menos 8 dos 15 pacientes que enfrentaram complicações precisaram retirar o globo ocular. A confirmação veio nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Saúde do município. No total, 48 cirurgias foram realizadas nos dias 27 e 28 de setembro, na Maternidade Dr. Graciliano Lordão.
A Prefeitura de Parelhas lamentou o ocorrido, informando que 15 pacientes desenvolveram sintomas de endoftalmite, uma infecção ocular provocada pela bactéria Enterobacter Cloacae. Dos pacientes afetados, oito perderam o globo ocular, quatro passaram por vitrectomia, uma cirurgia que remove o vítreo, um fluído que preenche o olho, e três estão sendo monitorados em casa, com mais de 80% do problema resolvido, mas ainda sem conseguir enxergar.
O município ressaltou que as cirurgias foram realizadas de acordo com as normas e que está custeando todos os atendimentos necessários aos pacientes. Além disso, foi aberto um inquérito civil público, com início das audiências nesta terça-feira (15).
Testes serão realizados pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) para identificar a origem da contaminação. A investigação irá avaliar a água utilizada, o centro cirúrgico, o processo de esterilização e outros possíveis fatores, conforme orientações da Suvisa (Superintendência de Vigilância Sanitária), que já fez uma vistoria técnica no local.