Lira não acredita em bloco governista e segue apoiando Motta
Deputado alagoano quer reunir apoio ao seu candidato para sucedê-lo na Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) deve seguir com seu apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para sucedê-lo na Câmara dos Deputados. O parlamentar alagoano, que comanda a Casa Legislativa desde 2021, articula para ter um sucessor aliado comandando a Câmara.
Lira não acredita na formação de um bloco governista para concorrer às eleições na Casa Baixa contra Motta. O deputado acredita que os parlamentares da base petista, aliados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, irão apoiar o candidato de sua base, segundo informação do Poder360.
Líder do PT na Câmara, o deputado Odair Cunha afirmou, na última terça-feira (15), que o partido só irá decidir qual candidato apoiará para a presidência da Casa Baixa após o segundo turno das eleições municipais. Cunha argumentou que a chapa precisaria representar uma convergência entre as maiores bancadas da Casa, e afirmou que esta candidatura seria de Motta.
Leia mais: Governo decide por não adotar horário de verão
Arthur Lira está confiante que Motta também será apoiado pelo PL – maior partido na Câmara, com 92 deputados. Entretanto, parlamentares do partido de Jair Bolsonaro negociam apoiar o candidato que prometer anistiar os presos pelo atentado do 8 de janeiro.
Atualmente, a principal oposição a Motta é Antônio Brito (PSD-BA). O candidato de Gilberto Kassab é apoiado por Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que rompeu com Lira após o alagoano preterir o apoio a Nascimento na disputa pela presidência da Câmara e optar por Hugo Motta.