Anvisa proíbe o uso de implantes hormonais conhecidos como “chip da beleza”
Riscos à saúde motivam proibição de implantes hormonais estéticos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira (18) a proibição dos implantes hormonais manipulados, popularmente chamados de “chip da beleza”, em todo o Brasil. A decisão foi tomada após alertas de várias sociedades médicas emitidos na última quarta-feira (16), que indicavam sérios riscos à saúde associados ao uso desse tipo de procedimento, incluindo aumento do risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras complicações.
Os implantes hormonais, fabricados em farmácias de manipulação, têm sido amplamente utilizados com finalidades estéticas, principalmente para promover o emagrecimento e o ganho de massa muscular. No entanto, especialistas da área de saúde têm demonstrado preocupação com os possíveis efeitos adversos desses tratamentos.
Além de proibir o uso do “chip da beleza”, a Anvisa também suspendeu a manipulação, venda e propaganda desses implantes hormonais, reforçando a necessidade de precaução e segurança no uso de substâncias hormonais.