O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Ratanabá?

Arqueólogos descobrem cidade colonial na Amazônia; veja mais

O grupo encontrou vestígios de uma cidade colonial portuguesa do século XVIII

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 18 de outubro de 2024
Foto de Capa 2024 10 18T153135.695
Arqueologia na Amazônia. Foto: Divulgação

Uma equipe de arqueólogos descobrem cidade colonial na Amazônia, a equipe é liderada por Eduardo Neves, diretor do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (USP), e fez descobertas significativas na Amazônia. O grupo encontrou vestígios de uma cidade colonial portuguesa do século XVIII e outras estruturas antigas na região de Rondônia. Os resultados preliminares das escavações serão apresentados em breve no Museu da Amazônia, em Manaus. O evento faz parte do projeto Amazônia Revelada, que reúne especialistas em arqueologia, povos indígenas e quilombolas.

Arqueólogos descobrem cidade colonial na Amazônia

Segundo Neves, a cidade colonial havia desaparecido sob a densa vegetação amazônica e não era localizada há séculos. O pesquisador explicou que, embora a cidade aparecesse em antigos mapas portugueses, não havia registros exatos

de sua localização. Ela foi abandonada, e a floresta encobriu as estruturas. Além disso, blocos de pedra foram removidos da área ao longo do tempo. No entanto, com o auxílio de novos mapas e tecnologias de georreferenciamento, os arqueólogos conseguiram identificar o traçado das ruas.

Além dessa descoberta, a equipe encontrou uma grande estrutura de pedra conhecida como Serra da Muralha, também em Rondônia. A princípio, essa muralha se destaca pela raridade de construções de pedra na Amazônia, onde a maioria das estruturas antigas é feita de materiais orgânicos. De acordo com Neves, é possível avistar outras formações geométricas no solo a partir dessa posição, como formas quadradas, circulares e estradas. Essa descoberta, portanto, abre novos caminhos para o entendimento de como essas sociedades ocupavam e utilizavam o território.

Outro achado relevante envolve um sítio arqueológico com elementos de cerâmica e formações em padrão reticulado. Neves relatou que ainda não há uma interpretação definitiva sobre a função dessas formações. Elas podem ter sido utilizadas como áreas de cultivo ou, possivelmente, como locais de habitação. Em outras palavras, a equipe ainda precisa retornar ao local para realizar mais escavações e, assim, compreender melhor o contexto histórico. Esse tipo de estrutura já havia sido documentado em outros locais da América do Sul, como na Bolívia, mas é a primeira vez que se encontra algo semelhante no lado brasileiro da fronteira.

Arqueólogos descobrem cidade colonial na Amazônia
Arqueologia na Amazonia. Foto: Maurício de Paiva/ Pesquisa FAPESP

As pesquisas continuam, e novas informações poderão surgir à medida que as escavações avançam. Os arqueólogos acreditam que as descobertas podem contribuir para o entendimento da ocupação humana na Amazônia durante a época colonial e pré-colonial.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também