O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 20 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
Cancela viagem

Presidente Lula sofre queda e leva pontos na nuca

Lula bateu a cabeça, precisou de pontos e mudará para videoconferência no Brics

Postado em 20 de outubro de 2024 por Yago Sales
Presidente Lula
Presidente Lula

O presidente Lula da Silva sofreu um acidente neste sábado (19). Ele caiu e bateu a cabeça, necessitando de cinco pontos. Após ser atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, a equipe médica recomendou cautela e a suspensão de viagens longas.

De acordo com o boletim médico, o ferimento foi considerado leve. O presidente apresentou um “ferimento corto-contuso em região occipital”, mas pode continuar com suas atividades normais. Os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio orientaram Lula a evitar voos longos, mantendo um acompanhamento contínuo.

O embarque para Kazan, na Rússia, estava agendado para hoje (20), às 17h. Agora, Lula participará da 16ª Cúpula de líderes do Brics por videoconferência, conforme informado pela Presidência da República.

Esse encontro será o primeiro com os novos países membros, incluindo Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes. A cúpula ocorrerá entre 22 e 24 de outubro.

Leia mais: Lula diz que Bolsonaro não acredita em Deus

Apesar de não ter uma pauta definida, o embaixador Eduardo Paes Saboia, do Itamaraty, adiantou que o tema central será a criação de um modelo de adesão para os “países parceiros”. Essa nova categoria permitirá uma participação sem os mesmos direitos plenos dos membros do bloco.

Entre os assuntos que serão discutidos estão a crise no Oriente Médio, a operação política e financeira no Brics, além da análise de relatórios do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), sob a liderança da ex-presidente Dilma Rousseff.

O governo russo confirmou a presença de 32 países no evento, com 24 líderes de Estado. Dos dez membros do Brics, apenas o Brasil e a Arábia Saudita não contarão com seus chefes de governo.

Na próxima edição, o Brasil assumirá a presidência do Brics, com um mandato rotativo de um ano. O evento deve culminar em uma declaração sobre o fortalecimento do multilateralismo para um “desenvolvimento global justo e seguro”.

Veja também