Após queda que feriu a cabeça, Lula já despacha do Planalto
Presidente Lula sofreu o acidente no sábado (19) no Palácio da Alvorada, ao escorregar no banheiro

Após sofrer uma queda doméstica no sábado (19), que resultou em um corte na parte de trás da cabeça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou suas atividades nesta segunda-feira (21), despachando do Palácio da Alvorada, em Brasília.
Apesar do incidente, Lula participou de uma reunião com o ministro Alexandre Padilha, responsável pela Secretaria de Relações Institucionais, e com Celso Amorim, assessor especial da Presidência.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), o presidente compartilhou uma foto sua e relatou que o encontro foi focado em discutir a agenda política e internacional para os próximos dias. Esta foi a primeira aparição pública de Lula desde o acidente.
Leia mais: Mabel e Fred correm contra o tempo com agenda cheia nesta segunda (21)
Por precaução médica, Lula decidiu cancelar sua participação na cúpula dos Brics, que acontecerá de 22 a 24 de outubro na Rússia.
No lugar do presidente, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, será o responsável por liderar a delegação brasileira no evento.
O acidente do presidente Lula
O presidente Lula sofreu o acidente no sábado (19) no Palácio da Alvorada, ao escorregar no banheiro. Lula havia retornado de São Paulo, onde participou de compromissos de campanha com o candidato à prefeitura, Guilherme Boulos (PSOL), e se preparava para embarcar para a Rússia, onde participaria da Cúpula dos Brics.
Momentos antes do acidente, ele estava organizando os últimos detalhes para a viagem, que estava marcada para domingo (20) em direção a Kazan.
Após a queda, Lula foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, localizado a apenas 15 minutos do Alvorada. De acordo com o boletim médico divulgado pela presidência, ele sofreu um corte próximo à nuca, sendo caracterizado como traumatismo craniano.
No hospital, Lula passou por exames, recebeu pontos e um curativo. Após os procedimentos, ele foi liberado e retornou ao Palácio da Alvorada.