O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 26 de outubro de 2024
Diferente

Woflgang: o tatu gigante que chamou atenção com pênis de 33 centímetros no Pantanal

Tatu-canastra Woflgang surpreende pesquisadores com pênis de 33 cm no Pantanal.

Postado em 23 de outubro de 2024 por Renata Ferraz
Tatu
Foto: Divulgação/Instituto de Conservação de Animais Silvestres

Um tatu-canastra tem chamado a atenção de pesquisadores no Pantanal, e não é por acaso. Durante uma ação em Nhecolândia, no Mato Grosso do Sul, os cientistas encontraram um espécime impressionante. 

Com 1,6 m de comprimento e 36 kg, o tatu foi batizado de Woflgang e possui um pênis de 33 cm. Esse tamanho é considerado “acima da média” para a espécie.

Os pesquisadores realizaram a captura no início de outubro, com o intuito de coletar dados sobre a reprodução do tatu-canastra. Além de exames de saúde, Woflgang recebeu um rádio transmissor VHF para monitoramento. A coleta de sêmen foi uma parte importante do estudo, visando entender a biologia reprodutiva desses animais.

De acordo com os pesquisadores do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), um animal dessa espécie, um  adulto normalmente apresenta um pênis de cerca de 30 cm. Isso faz do tatu-canastra um dos mamíferos terrestres com o maior pênis em relação ao tamanho do corpo. 

O trabalho foi conduzido pela veterinária Carolina Lobo, que aplicou novas técnicas de eletroejaculação. O projeto Tatu-canastra, ativo há 14 anos, já analisou muitos indivíduos, mas Woflgang é o maior até agora. 

Leia mais: 5 ONGs de animais em Goiânia que você pode ajudar

Esta espécie tem uma baixa densidade populacional, com cerca de 7 a 8 indivíduos por 100 km². Depois de todos os exames, o tatu foi solto de volta em sua toca. Com suas garras em forma de foice e carapaça escura, o tatu-canastra é uma curiosidade da fauna pantaneira. 

Além de sua impressionante anatomia, esses animais são noturnos e passam a maior parte do dia em tocas, cavando novos espaços que beneficiam outras espécies.