O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Deu ruim

Das quatro capitais em disputa, PT só elegeu um prefeito

A sigla do presidente Lula conseguiu eleger apenas um candidato, em Fortaleza

Postado em 28 de outubro de 2024 por Davih Lacerda
PT
Foto: Marcelo Camargo/ABr

Os candidatos apoiados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições municipais deste domingo (27) não obtiveram um bom desempenho nas urnas.

O Partido dos Trabalhadores (PT) esteve na disputa em quatro capitais: Cuiabá, Fortaleza, Natal e Porto Alegre. Em apenas Fortaleza, a sigla do presidente conseguiu vencer, com uma diferença bastante apertada.

O candidato petista, Evandro Leitão, saiu vitorioso com 50,38%, contra 49,52% de André Fernandes (PL), resultando em uma diferença de 0,76%.

Em Cuiabá, o candidato do PT, Lúdio Cabral, ficou com 46,20% dos votos e foi derrotado por Abílio Brunini (PL), que levou a melhor com 53,80%.

Mesmo com a derrota, Lúdio agradeceu o apoio do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de mais sete ministros do governo.

Leia também: Derrota de Boulos em São Paulo expõe crise no PT e falta de lideranças para 2026

Na capital do Rio Grande do Norte, Natal, a sigla de Lula teve como representante Natália Bonavides, que também foi derrotada, com 44,66% contra 55,34% de Paulinho Freire (União Brasil).

Por fim, em Porto Alegre, a postulante à prefeitura do PT, Maria do Rosário, obteve 38,46% dos votos, perdendo a disputa para Sebastião Melo (MDB), que foi reeleito com 61,53%.

Além disso, o PT esteve presente na coligação do PSOL em São Paulo. Guilherme Boulos perdeu para Ricardo Nunes (MDB), por 59,35% a 40,65%.

No entanto, o desempenho do partido foi melhor do que em 2020, quando a sigla de Lula não conseguiu eleger nenhum candidato nas 26 capitais do Brasil.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também