Das quatro capitais em disputa, PT só elegeu um prefeito
A sigla do presidente Lula conseguiu eleger apenas um candidato, em Fortaleza

Os candidatos apoiados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições municipais deste domingo (27) não obtiveram um bom desempenho nas urnas.
O Partido dos Trabalhadores (PT) esteve na disputa em quatro capitais: Cuiabá, Fortaleza, Natal e Porto Alegre. Em apenas Fortaleza, a sigla do presidente conseguiu vencer, com uma diferença bastante apertada.
O candidato petista, Evandro Leitão, saiu vitorioso com 50,38%, contra 49,52% de André Fernandes (PL), resultando em uma diferença de 0,76%.
Em Cuiabá, o candidato do PT, Lúdio Cabral, ficou com 46,20% dos votos e foi derrotado por Abílio Brunini (PL), que levou a melhor com 53,80%.
Mesmo com a derrota, Lúdio agradeceu o apoio do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de mais sete ministros do governo.
Leia também: Derrota de Boulos em São Paulo expõe crise no PT e falta de lideranças para 2026
Na capital do Rio Grande do Norte, Natal, a sigla de Lula teve como representante Natália Bonavides, que também foi derrotada, com 44,66% contra 55,34% de Paulinho Freire (União Brasil).
Por fim, em Porto Alegre, a postulante à prefeitura do PT, Maria do Rosário, obteve 38,46% dos votos, perdendo a disputa para Sebastião Melo (MDB), que foi reeleito com 61,53%.
Além disso, o PT esteve presente na coligação do PSOL em São Paulo. Guilherme Boulos perdeu para Ricardo Nunes (MDB), por 59,35% a 40,65%.
No entanto, o desempenho do partido foi melhor do que em 2020, quando a sigla de Lula não conseguiu eleger nenhum candidato nas 26 capitais do Brasil.