Aumento na procura dos procedimentos estéticos pelo público masculino
Pesquisa revela quais são os procedimentos mais buscados em cada parte do Brasil
Nos últimos tempos, a ideia da vaidade masculina passou por transformações significativas. No passado, esse termo era considerado exclusivo das mulheres, e homens que se preocupavam com sua aparência frequentemente enfrentavam discriminação.
Entretanto, hoje em dia, percebemos que os homens estão cada vez mais focados em sua aparência, e demonstrando mais interesse em investir em procedimentos estéticos. A expectativa é que, nos próximos anos, o público masculino se torne predominante no campo da estética.
Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), houve um aumento de 18% na procura por tratamentos estéticos voltados para homens entre 2021 e 2022. No Brasil, a participação masculina nas clínicas de estética já supera 30%, segundo a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC SPAS).
De acordo com a Dra.Vânia, biomédica farmacêutica especialista estética, a atenção dos homens à sua aparência tem aumentado por diversos fatores, sendo o principal deles a mudança na percepção do autocuidado na sociedade.
“Antigamente, cuidar de si mesmo era associado apenas ao público feminino, mas hoje se entende que aparência e bem-estar estão ligados à autoestima e à saúde, independentemente do gênero. Além disso, com as redes sociais e o aumento da exposição visual, a imagem pessoal se tornou mais importante no ambiente de trabalho e socialmente”, diz. “O mercado da estética também se adaptou, criando tratamentos e produtos específicos para o público masculino, o que facilita e incentiva essa mudança. Assim, cuidar da aparência passou a ser visto como um sinal de autovalorização e atenção à própria saúde, algo positivo e até necessário”, destaca.
Procedimentos mais procurados pelos homens
Os tratamentos capilares são bastante requisitados, seguidos de harmonização facial, botox, depilação a laser, além dos procedimentos para emagrecer, segundo uma pesquisa interna da VP Saúde Estética, clínica especializada em saúde e estética.
“Cada vez mais temos a procura do público masculino na nossa clínica. Eles sempre procuram procedimentos mais suaves e naturais na área da harmonização facial e conseguimos trabalhar fazendo um gerenciamento do envelhecimento, que é muito importante”, explica Vânia.
A especialista em estética explica que todos os procedimentos também são indicados para o público feminino, mas que há uma forma diferente de aplicá-los. “A maioria dos homens deseja naturalidade, e para isso, alinhamos todo o tratamento visando algo sútil. A toxina botulínica, o famoso “botox” é um grande aliado nisso. Em relação aos outros procedimentos da clínica, temos os tratamentos capilares, intradermoterapia para gordura localizada, limpeza de pele, microagulhamento, preenchimento facial, Bio Estimuladores de colágeno, entre outros”, continua.
Dados nacionais
A região Sudeste, lidera a estética corporal, com a depilação a LED sendo a mais requisitada, representando 53% dos tratamentos realizados. No total, 78% dos procedimentos na região são focados no corpo. Outros tratamentos populares incluem transplantes capilares, com 50%, e harmonização facial, com 40%. Em 2023, o setor de serviços no Brasil registrou um crescimento de 7,8%, sendo que o Sudeste concentrou 65,1% da receita bruta total.
Em segundo lugar, está a região Sul, onde cuidados e transplantes capilares somam 33% dos procedimentos, a depilação 36%, harmonização facial 38% e corporal 10%. A área também se destaca pela sua contribuição econômica e pelo aumento constante na procura por serviços. De acordo com o IBGE, representa 6,76% do território nacional e é responsável por 17,3% do PIB.
No norte, os transplantes capilares representam 9% dos procedimentos, a depilação 7% e a harmonização facial e corporal 9% cada. Em 2022, a região apresentou uma população masculina menor do que a feminina, confirmando tendências observadas em outras partes do país, conforme dados do IBGE.
No Centro-Oeste, a demanda para procedimentos voltados ao público masculino é de 4%, e a região responde por 10,3% do mercado de beleza, com o Brasil sendo o terceiro maior mercado do setor, segundo a Abihpec.
Por fim, a proporção de procedimentos estéticos no Nordeste é inferior a 4%. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o crescimento começa a ocorrer nessa área. Entre os participantes da pesquisa no Nordeste, 15% manifestaram interesse em fazer ajustes faciais no futuro.