Enem 2024: Presidente Lula anuncia aumento de 27% em inscrições do exame
Lula e Camilo visitam Inep; Enem 2024 tem 4 milhões de inscritos.
Neste domingo (30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana, estiveram na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), marcando o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Camilo informou que mais de 4 milhões de candidatos estão confirmados para a prova, o que representa um aumento de 27% em relação aos anos do governo Jair Bolsonaro (PL).
O ministro expressou entusiasmo ao compartilhar que o número de inscritos do terceiro ano do Ensino Médio também aumentou. Ele atribuiu essa melhora ao programa Pé-de-Meia, que oferece R$ 9,2 mil para estudantes do Ensino Médio, visando combater a evasão escolar. Esse incentivo mensal de R$ 200 pode ser retirado a qualquer momento.
Acompanhados da primeira-dama Janja Lula da Silva, Lula e Camilo contaram com a presença dos ministros Nísia Trindade, da Saúde, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais. Na véspera, o presidente divulgou um vídeo nas redes sociais, onde reforçou a importância de os candidatos chegarem no horário para a prova.
Leia mais: Enem 2024: redação tem o tema Desafios da valorização da herança africana
Quando questionado sobre outros assuntos, Lula enfatizou que o foco do dia era o Enem, evitando comentar temas externos, como a situação em outros países. “Nada, mas nem Estados Unidos, nem Venezuela, nem Nicarágua, nem a Rússia, nem a China, ou seja, hoje é Enem, hoje o assunto é Enem e o ministro já deu as informações para vocês”, afirmou o presidente.