Corte de gastos deve ser divulgado ainda esta semana, diz Haddad
Pacote integra estratégia econômica do governo para enfrentar o déficit fiscal e estimular a estabilidade econômica
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (4/11) que o pacote de corte de gastos está tecnicamente “adiantado” e deve ser anunciado ainda nesta semana.
Segundo Haddad, a decisão foi tomada após pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que solicitou que o ministro permanecesse no Brasil para finalizar os preparativos do pacote.
Haddad se reunirá com Lula na tarde desta segunda para discutir o conteúdo do pacote de cortes. O ministro destacou que o presidente dedicou o final de semana ao tema e convocou técnicos a Brasília para debaterem os detalhes da proposta. “Nós estamos na reta final”, comentou Haddad, ressaltando que as decisões do Ministério da Fazenda sobre o pacote estão avançadas.
Leia mais: Inflação: BC mantém previsão do IPCA acima da meta
A reunião desta manhã contou com a presença de Lula e dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral). O encontro, realizado no Palácio do Planalto, tratou dos preparativos para a cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro ainda este mês.
Haddad no Brasil para anúncio do corte de gastos
Haddad, que passou o fim de semana em São Paulo, também tinha uma viagem marcada para visitar cidades europeias, incluindo Paris, Londres, Berlim e Bruxelas, para discutir assuntos econômicos internacionais. Contudo, o ministro optou por cancelar a viagem a pedido de Lula, priorizando o anúncio do pacote de cortes no Brasil.
O aguardado pacote de cortes de gastos integra a estratégia econômica do governo para enfrentar o déficit fiscal e estimular a estabilidade econômica. A expectativa é que o anúncio detalhe as medidas de contenção de despesas e os setores que serão afetados, sinalizando a postura do governo em relação ao equilíbrio fiscal.