O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025
Governo federal

Corte de gastos deve ser divulgado ainda esta semana, diz Haddad

Pacote integra estratégia econômica do governo para enfrentar o déficit fiscal e estimular a estabilidade econômica

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 4 de novembro de 2024
Corte de gastos deve ser divulgado ainda esta semana, diz Haddad
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (4/11) que o pacote de corte de gastos está tecnicamente “adiantado” e deve ser anunciado ainda nesta semana.

Segundo Haddad, a decisão foi tomada após pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que solicitou que o ministro permanecesse no Brasil para finalizar os preparativos do pacote.

Haddad se reunirá com Lula na tarde desta segunda para discutir o conteúdo do pacote de cortes. O ministro destacou que o presidente dedicou o final de semana ao tema e convocou técnicos a Brasília para debaterem os detalhes da proposta. “Nós estamos na reta final”, comentou Haddad, ressaltando que as decisões do Ministério da Fazenda sobre o pacote estão avançadas.

Leia mais: Inflação: BC mantém previsão do IPCA acima da meta

A reunião desta manhã contou com a presença de Lula e dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral). O encontro, realizado no Palácio do Planalto, tratou dos preparativos para a cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro ainda este mês.

Haddad no Brasil para anúncio do corte de gastos

Haddad, que passou o fim de semana em São Paulo, também tinha uma viagem marcada para visitar cidades europeias, incluindo Paris, Londres, Berlim e Bruxelas, para discutir assuntos econômicos internacionais. Contudo, o ministro optou por cancelar a viagem a pedido de Lula, priorizando o anúncio do pacote de cortes no Brasil.

O aguardado pacote de cortes de gastos integra a estratégia econômica do governo para enfrentar o déficit fiscal e estimular a estabilidade econômica. A expectativa é que o anúncio detalhe as medidas de contenção de despesas e os setores que serão afetados, sinalizando a postura do governo em relação ao equilíbrio fiscal.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também