Novas regras para Pix trazem mudanças em limites de transferência em aparelhos
Cadastro prévio do dispositivo é necessário
Desde 1º de novembro, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos, passou a seguir novas regras. As mudanças anunciadas pelo Banco Central (BC) incluem limites restritos para transações em aparelhos novos ou não cadastrados.
Agora, o limite de transferências via Pix em celulares e computadores não registrados é de R$ 200 por operação e R$ 1 mil por dia. Para transações acima desses valores, o usuário deverá cadastrar previamente o dispositivo na instituição financeira.
Segundo Ricardo Mourão, do departamento de concorrência do Banco Central, após o cadastro, o limite de transações no novo dispositivo retorna ao valor definido pelo cliente. O registro do aparelho pode ser feito no aplicativo do banco, na seção de gerenciamento de dispositivos.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que um comunicado sobre as novas regras será enviado ao dispositivo utilizado anteriormente para transferências Pix. Além disso, os aplicativos bancários permitem que os clientes ajustem os limites conforme suas necessidades. Após uma solicitação de aumento de limite, a alteração entra em vigor entre 24 e 48 horas.
Leia mais : Novas regras entrataram em vigor nesta setxa
Essas medidas visam fortalecer a segurança do sistema, protegendo os usuários de possíveis fraudes em dispositivos não registrados.