Concurso elege as melhores fotos de cachorros de 2024
Imagens premiadas destacam beleza e personalidade dos pets; concurso conta com cinco categorias e mais de 1.700 inscritos
O concurso Dog Photography Awards divulgou as fotos vencedoras de sua edição de 2024, revelando registros impressionantes de cães nas categorias “Retrato”, “Ação”, “Estúdio”, “Cachorros & Pessoas” e “Documentário”. Com o objetivo de celebrar a fotografia canina, a competição recebe contribuições de fotógrafos amadores e profissionais de várias partes do mundo.
A edição de 2024 contou com mais de 1.700 inscrições provenientes de mais de 60 países, com a seleção final incluindo 15 imagens premiadas e várias menções honrosas. Os vencedores foram revelados em etapas, a partir do dia 23 de outubro, e um novo vencedor foi anunciado diariamente. Os registros vencedores surpreenderam o público pela combinação de técnica e emoção, capturando momentos únicos e espontâneos dos cães.
Premiação e reconhecimento internacional
Cada categoria do concurso conta com três vencedores principais. O primeiro colocado de cada categoria recebe aproximadamente R$ 1.851, além de um troféu e prêmios adicionais. As fotos do segundo e terceiro lugares ganham destaque em mídias sociais e na revista anual do Dog Photography Awards, garantindo ampla visibilidade aos fotógrafos selecionados.
Segundo os organizadores, o concurso busca “homenagear os melhores fotógrafos de cães, descobrir novos talentos e promover a apreciação da fotografia canina”, o que tem atraído uma base crescente de entusiastas a cada ano.
Confira abaixo algumas das imagens:
Na categoria Retrato, a primeira colocação ficou com uma imagem do cão Kooki jogando frisbee com sua tutora, Rhea Nellen, que não aparece na imagem. “Ela se destacou por seu uso elegante de linhas de liderança e uma composição original e refrescante, atraindo os espectadores diretamente para a postura equilibrada e poderosa do cão”, descreveram os organizadores.
Já em Ação, a imagem de uma cadela veste uma esvoaçante capa vermelha ganhou a categoria. Segundo os juízes, o ambiente surpreendentemente misterioso foi o que garantiu o primeiro lugar à fotógrafa Regine Jensen.
Esta foto foi tirada no Leadenhall Market, um marco histórico de Londres que remonta ao século XIV, onde já prosperou como um centro de comércio de carne, aves e caça. O Wirehaired Vizsla, conhecido por seu papel como cão de caça, encontra seu lugar em meio ao brilho quente do mercado e aos paralelepípedos encharcados pela chuva – refletindo a herança da raça e o rico passado do mercado.
Releitura do conto A Princesa e a Ervilha, a obra de Jane Thomson foi a vencedora da categoria Cães e Pessoas. A fotógrafa contou que a imagem foi tirada para um calendário feito para o BC Children’s Hospital, que promovia um programa de terapia com animais de estimação. “Ela conta uma linda história de uma jovem corajosa sentada orgulhosamente com seu pequeno cão de terapia peludo, Tintin”, descreveu Thomson.
A categoria documentário foi vencida por uma imagem tirada na Groenlândia, pelo fotógrafo John Fabiano. Segundo o ganhador da categoria, o registro foi tirado enquanto ele viajava através de uma nevasca no país.
Leia também: 10 raças de cães que se dão bem com gatos