Eleições nos EUA: Primeiras urnas são encerradas em Indiana e Kentucky
Votação antecipada supera 83 milhões de eleitores

O processo de apuração dos votos nas eleições presidenciais nos EUA iniciou com o fechamento das primeiras urnas nesta terça-feira (5). Parte dos estados de Indiana e Kentucky encerrou a votação às 19h locais (21h em Brasília). Outros seis estados, incluindo a Geórgia — um estado-pêndulo com 16 delegados no colégio eleitoral — também devem finalizar a votação às 21h no horário de Brasília.
A votação prosseguirá até as 3h (horário de Brasília) no Alasca, último estado a encerrar o processo. Ao longo do dia, milhões de norte-americanos compareceram às urnas. Segundo a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura, não foram relatados incidentes que afetassem a segurança eleitoral.
Eleições nos EUA
Como já é tradição desde 1960, o município de Dixville Notch, no estado de New Hampshire, foi o primeiro a contar os votos. Com apenas seis eleitores registrados, o local divulgou os resultados minutos após o fechamento das urnas. Houve um empate entre os candidatos: três votos para Kamala Harris e três para Donald Trump.

Votação antecipada supera 83 milhões de eleitores
Neste ano, o número de eleitores que optaram pela votação antecipada chegou a cerca de 83 milhões, de acordo com dados coletados por redes de pesquisa nos EUA. Esse total representa mais da metade do volume de eleitores que anteciparam o voto em 2020, quando cerca de 70% dos votantes participaram do processo antes do dia oficial.