O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Saúde

Benefícios da prática de atividades físicas em idosos

Para garantir bem-estar e qualidade de vida

Postado em 6 de novembro de 2024 por Eduarda Leão
idosos
| Foto: divulgação

O envelhecimento é um processo natural, mas seus impactos na saúde podem ser amplamente amenizados com a prática de uma atividade física. Uma vez que, praticar exercícios físicos regularmente permite ao idoso uma maior qualidade de vida

Um dos principais desafios enfrentados por idosos é a perda de massa muscular e óssea, condição conhecida como sarcopenia, que aumenta o risco de quedas e fraturas. Exercícios de fortalecimento muscular, como musculação leve e resistência com pesos moderados, são eficazes para aumentar a massa muscular, melhorar o equilíbrio e tornar os movimentos do dia a dia mais seguros e independentes. 

Além disso, a prática regular de atividade física também exerce um impacto positivo na saúde cardiovascular. Sendo assim, exercícios aeróbicos moderados, como caminhadas e natação, ajudam a controlar a pressão arterial, a reduzir o colesterol “ruim” (LDL) e a aumentar o colesterol “bom” (HDL).

Leia também: Fumaça de queimada faz mal? Veja os impactos à saúde

Além dos ganhos físicos, a prática de atividades físicas contribui significativamente para a saúde mental. Uma vez que, exercícios físicos regulares em idosos podem reduzir sintomas de depressão e ansiedade, favorecer a autoestima e o humor, melhorar a memória e a concentração e retardar o declínio cognitivo natural do envelhecimento. A flexibilidade e a mobilidade são fundamentais para a autonomia de idosos. Dessa forma, exercícios de alongamento, como yoga e pilates, promovem maior elasticidade dos músculos e articulações, o que facilita tarefas simples do cotidiano, como abaixar-se para pegar um objeto ou vestir-se sem dificuldades.

Acompanhe as notícias do Jornal O Hoje em tempo real no canal do Whatsapp

Por fim, é comum que idosos enfrentem dificuldades para dormir, seja pela própria alteração nos ciclos de sono com o envelhecimento, seja por questões como dores crônicas. Atividades físicas moderadas promovem a liberação de endorfinas, hormônios que ajudam a relaxar e melhoram a qualidade do sono. Esse benefício impacta diretamente a sensação de bem-estar, colaborando para uma vida mais leve e saudável. É essencial que os exercícios sejam acompanhados por profissionais de saúde, respeitando os limites e a condição física de cada um.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também