Joe Biden fará 15° visita de um presidente americano ao Brasil
Com agenda marcada para novembro, Biden se junta à lista de presidentes americanos que já estiveram no Brasil
Entre os dias 17 e 19 de novembro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden virá ao Brasil. Será a15º vez que um chefe de Estado norte-americano vem ao território brasileiro. Foram 11 presidentes.
Biden visitará a Cúpula do G20, que ocorre no Rio de Janeiro neste mês, segundo confirmou a Casa Branca em comunicado na quinta-feira (7). O atual presidente americano vai passar em Manaus, onde conhecerá a Amazônia. No Rio de Janeiro, ele terá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sua visita está marcada para o Rio de Janeiro, marcando um novo capítulo nas relações diplomáticas entre os dois países. Ao longo da história, os EUA enviaram suas mais altas autoridades ao Brasil em diferentes momentos, demonstrando o crescente interesse e importância das relações bilaterais.
Leia mais: Biden terá reunião com lideranças indígenas na Floresta Amazônica
A primeira visita de um presidente dos EUA ao Brasil ocorreu em 1928, quando Herbert Hoover esteve no país. Desde então, os líderes americanos viajaram para o Brasil em diversas ocasiões, com destaque para a frequência das visitas durante o século XX. Franklin D. Roosevelt, por exemplo, foi o presidente mais visitante, com três passagens pelo Brasil, incluindo duas em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial.
Franklin Roosevelt se encontrou com Getúlio Vargas em Natal, Rio Grande do Norte, para tratar da mútua colaboração no esforço de guerra.
Outro momento notável foi a visita de George H. W. Bush em 1990, que encontrou-se com o presidente brasileiro Fernando Collor de Mello. Em 1992, o pai do ex-presidente George W. Bush voltou ao Brasil para participar da Conferência ECO 92, no Rio de Janeiro, um evento crucial sobre meio ambiente e mudanças climáticas.
Os presidentes Jimmy Carter e Ronald Reagan também marcaram presença em momentos importantes. Carter, durante a ditadura militar brasileira, fez sua visita em 1978, ao passo que Reagan visitou o Brasil em 1982, no governo de João Figueiredo, para fortalecer os laços diplomáticos da Guerra Fria.
Eisenhower, em 1960, e Harry Truman, em 1947, também estiveram no país, reforçando os laços entre os dois países em períodos decisivos da política mundial. Enquanto Truman participou da Conferência para a Manutenção da Paz e Segurança Continental, Eisenhower consolidou a parceria com Juscelino Kubitschek, com foco em cooperação econômica e segurança.
Biden, ao visitar o Brasil, continuará essa tradição diplomática, sublinhando a importância estratégica do Brasil para os Estados Unidos, tanto no contexto da América Latina quanto em termos globais.