Estudante de 90 anos conclui curso de medicina em Goiânia
Idoso teve um AVC durante graduação
Aos 90 anos, idoso realiza sonho e conclui curso de medicina em Goiânia
O empresário Valdomiro de Sousa, aos 90 anos, conclui curso de medicina em Goiânia. Ele concluiu sua graduação em medicina, realizando um sonho de infância que atravessou décadas. Valdomiro, que começou o curso em 2018 aos 84 anos, formou-se ao lado de sua turma em Goiânia, onde se prepara para lançar sua biografia no próximo dia 17. Em seu relato, ele descreve a emoção ao concluir cada etapa da trajetória acadêmica, que, segundo ele, representa uma verdadeira vitória.
Nascido em uma família humilde e órfão de pai desde os dois anos de idade, Valdomiro começou a trabalhar muito cedo para contribuir com o sustento da casa. Passou por diferentes ocupações, como carpinteiro, serralheiro, carroceiro e servente de pedreiro. Em Goiânia, ainda jovem, ele se formou como técnico comercial e técnico em contabilidade, mas a medicina sempre esteve entre suas aspirações.
Nos anos 1950, Valdomiro tentou o curso de medicina por meio de vestibulares no Rio de Janeiro, mas não obteve aprovação. A conquista veio apenas em 2018, em uma universidade particular de Goiânia, após três anos de preparação.
Aos 90 anos conclui curso de medicina em Goiânia
Durante o curso, ele enfrentou a pandemia de covid-19, o que o obrigou a realizar aulas e provas em casa. No caminho, viveu tradições do curso, como o “meio médico”, uma cerimônia que simboliza a metade da graduação. Em 2023, um acidente vascular cerebral quase comprometeu a conclusão do curso, mas, após rápida recuperação, Valdomiro formou-se com a turma.
Para a família e amigos, Valdomiro é considerado um exemplo de perseverança e dedicação. Segundo seu afilhado, Matheus Marcus, sua história reflete a determinação e a honestidade como valores centrais em sua trajetória.