O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Situação econômica

Lula pede ajuda do Congresso para reduzir gastos e equilibrar as contas

Na interpretação do mandatário, medidas devem ser tomadas pela União, mas essa não deve ser uma preocupação única e exclusivamente do Poder Executivo

Postado em 12 de novembro de 2024 por Felipe Cardoso
Lula foto Valter Campanato ABR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ajuda do Congresso Nacional, ou seja, dos deputados e senadores, na missão de viabilizar um corte de gastos. Lula, conforme já mostrado pela reportagem do O Hoje, tem articulado junto aos ministros diferentes maneiras de reduzir as despesas da máquina pública para terminar o ano dentro da meta fiscal e, consequentemente, trazer mais segurança às contas dos próximos anos.

Na interpretação do mandatário, medidas devem ser tomadas pela União, mas essa não deve ser uma preocupação única e exclusivamente do Poder Executivo. Para ele, o empenho a missão de trazer mais saúde fiscal ao Brasil passa, também, pelo Congresso Nacional e pelos empresários de todo país.

A reportagem mostrou recentemente que o governo federal segue intensificando o debate sobre medidas de ajuste nas contas públicas. Na segunda-feira (4) foram mais de três horas de reunião no Palácio do Planalto.

Além de Lula, estavam presentes os ministros Fernando Haddad (Economia), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão) e Rui Costa (Casa Civil), todos integrantes da Junta de Execução Orçamentária (JEO). Eles discutiram as propostas de ajuste fiscal com ministros de áreas estratégicas, como Luiz Marinho (Trabalho), Nísia Trindade (Saúde) e Camilo Santana (Educação).

Apesar de o encontro ter sido longo, nenhum dos ministros conversou com a imprensa ao final. Em uma nota divulgada pela assessoria do Ministério da Fazenda, foi informado que o “quadro fiscal do país” foi apresentado e compreendido pelos participantes, assim como as propostas em discussão. Clique aqui para saber mais sobre o encontro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também