Mabel quer espelhar prefeitura à iniciativa privada
Técnicos deverão buscar resultados positivos nos diferentes setores
O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), quer adotar uma gestão pública inspirada em práticas da iniciativa privada para enfrentar o déficit orçamentário da cidade. De acordo com Valdivino de Oliveira, futuro secretário de Finanças, a principal meta da próxima administração é eliminar as dívidas da Prefeitura já no primeiro ano.
Oliveira afirmou que, assim como nas empresas, a Prefeitura precisa buscar resultados positivos. “Nenhuma empresa trabalha para ter prejuízo, e nossa meta é alcançar um superávit nas contas públicas”, explicou. Para isso, a nova gestão planeja adotar um modelo de gestão baseado em declarações de resultado econômico (DREs), onde cada setor será responsável por gerar resultados financeiros.
Leia também: Distanciamento de Mabel favorece recondução de Policarpo à presidência
A estratégia também inclui o foco na otimização da arrecadação e na redução de despesas, especialmente com a folha de pagamento, uma das principais fontes de gastos da Prefeitura, que vem crescendo e se aproximando dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o futuro secretário, esse ajuste será gradual, mas deve ser concluído ao longo do próximo mandato.
O objetivo de Mabel é, assim, transformar a administração municipal em um exemplo de eficiência financeira, com uma gestão voltada para o equilíbrio orçamentário e a viabilidade das obras e projetos essenciais para Goiânia.