Biden se atrasa e fica de fora da foto oficial do G20
O presidente dos Estados Unidos não participou do registro oficial do evento
Nesta segunda-feira (18), a cúpula do G20 registrou a foto oficial do evento, com os 40 líderes convidados reunidos nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, tendo o Pão de Açúcar como cenário.
A ausência do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no registro chamou a atenção. Embora um vídeo mostre Biden chegando ao local após a foto ser tirada, não há informações oficiais sobre o motivo de seu atraso.
Além de Biden, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, também ficaram de fora da imagem.
O evento aconteceu sob um painel que destacava a “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, uma iniciativa do governo brasileiro, apoiada por todos os países do G20, incluindo a Argentina, que aderiu à proposta de última hora.
Leia também: Pressão geopolítica e climática marcam negociações do G-20 no Rio
A última foto oficial do G20 foi registrada em Roma, em 2021. Nas edições seguintes, como em Bali (2022) e Nova Déli (2023), a presença de autoridades russas foi evitada devido à guerra na Ucrânia.
Embora o presidente russo, Vladimir Putin, não tenha comparecido ao evento, seu representante, o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, participou da foto.
Enquanto isso, a guerra na Ucrânia continua, com novos ataques russos a infraestrutura ucraniana e crescente tensão envolvendo os Estados Unidos.