Xi Jinping, líder da China, chega à Cúpula de Líderes do G20
China e Brasil sempre mantiveram uma postura de respeito mútuo e igualdade, apoiando-se nas escolhas de desenvolvimento feitas por seus respectivos povos
Xi Jinping, líder da China, chegou à Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro, um evento que ocorre após uma série de reuniões e debates iniciados em dezembro do ano passado, quando o Brasil assumiu a presidência rotativa do grupo. O discurso de Xi Jinping será realizado logo após o de Joe Biden, e abordará questões relacionadas ao combate à fome e à pobreza.
A presença de Xi Jinping no evento destaca a robusta relação diplomática entre China e Brasil, que começou em 15 de agosto de 1974. Ao longo dos 50 anos de parceria, os dois países enfrentaram desafios e mudanças no cenário internacional, mas sua colaboração se manteve sólida, evoluindo para um relacionamento cada vez mais maduro e dinâmico. Essa parceria tem impulsionado o desenvolvimento de ambas as nações, contribuindo para a paz e a estabilidade global e servindo de exemplo para uma cooperação de benefícios mútuos entre grandes países em desenvolvimento.
China e Brasil sempre mantiveram uma postura de respeito mútuo e igualdade, apoiando-se nas escolhas de desenvolvimento feitas por seus respectivos povos. O Brasil foi o primeiro país a firmar uma parceria estratégica com a China e também o pioneiro da América Latina e do Caribe a estabelecer uma parceria estratégica global com Pequim.
O relacionamento entre os dois países está na vanguarda das relações da China com outras nações em desenvolvimento e conta com mecanismos eficazes de diálogo e cooperação. A Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), que opera com sucesso há 20 anos, tem sido essencial para coordenar e planejar a cooperação em diversas áreas, buscando sempre o desenvolvimento comum.