O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 19 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Consciência Negra

Mulheres negras como protagonistas nas novelas brasileiras

Taís Araújo, pioneira ao protagonizar a novela “Da Cor do Pecado” em 2004, celebrou o fato de que, 20 anos depois, três novelas da Globo têm protagonistas negras

Postado em 19 de novembro de 2024 por Leticia Marielle
Mulheres negras como protagonistas nas novelas brasileiras. | Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história da TV Globo, todas as novelas da emissora têm protagonistas negras. As atrizes Gabz, de 25 anos, Jéssica Ellen, de 32, e Duda Santos, de 23, marcam um momento significativo de visibilidade na dramaturgia brasileira, estrelando simultaneamente as produções “Mania de Você”, “Volta por Cima” e “Garota do Momento”.

Este marco histórico, que coincide com o mês da Consciência Negra, simboliza um avanço rumo a uma narrativa mais plural na televisão, embora também seja visto por alguns artistas como um progresso tardio, especialmente considerando que a população negra no Brasil já representa mais da metade da população, com 55,5% segundo o Censo do IBGE de 2022. Vale lembrar que a primeira novela da TV Globo foi exibida há 73 anos.

Taís Araújo, pioneira ao protagonizar a novela “Da Cor do Pecado” em 2004, celebrou o feito nas redes sociais, comemorando o fato de que, 20 anos depois, três novelas da Globo têm protagonistas negras. A atriz destacou a importância desse avanço e a influência de figuras históricas como Ruth de Souza, Zezé Mota e Léa Garcia, que abriram caminho para as novas gerações e, segundo ela, estariam orgulhosas ao ver as jovens atrizes Duda, Jéssica e Gabz “brilhando” nas telinhas como reflexo de uma luta contínua por mais representatividade.

“Hoje, é possível comemorar o momento e aplaudir a continuidade dos sonhos das nossas ancestrais. As sementes que elas plantaram germinaram, e os frutos estão por toda parte”, escreveu Taís, celebrando o legado dessas mulheres que pavimentaram o caminho para as gerações atuais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também