Polícia Penal intensifica segurança em presídios com Operação Dominatus
Goiás reforça segurança em presídios para reduzir riscos e manter controle prisional
A Polícia Penal de Goiás iniciou, nesta quinta-feira (21), a Operação Dominatus. A ação visa reforçar a segurança em presídios geridos pela Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) até 5 de janeiro. O objetivo é garantir a ordem no sistema prisional durante o final de ano.
A operação integra a Operação Natal, lançada pelo governador Ronaldo Caiado em 14 de novembro. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, a ação amplia medidas de controle e estabilidade tanto em Goiânia quanto no interior do Estado.
Durante 45 dias, a Polícia Penal intensificará revistas gerais e estruturais, patrulhamento nas proximidades de presídios e abordagens a reeducandos com monitoramento eletrônico. O efetivo de servidores também será ampliado nas unidades.
Leia mais: STF forma maioria para proibição de revista íntima vexatória em presídios
Novembro e dezembro são períodos críticos para a segurança prisional, segundo o diretor-geral da DGPP, Josimar Pires. Ele afirma que o final do ano é marcado por tentativas de subversão da ordem e da disciplina.
Desde 2019, Goiás registra queda significativa em índices de criminalidade dentro dos presídios. Não há rebeliões com mortes desde 2021. Em 2022, o número de armas apreendidas foi reduzido para quatro. Em 2023 e 2024, nenhum armamento foi encontrado.
Os índices de motins e fugas também apresentam declínio. Fugas caíram de 81 registros em 2018 para três em 2024. Motins, que chegaram a 43 em 2018, foram reduzidos para sete em 2024.