O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
Supostas fraudes

Ação judicial pode cassar partidos por fraude na cota de gênero em Aparecida

Denúncia aponta fraude eleitoral entre cotas de gênero em Aparecida de Goiânia

Postado em 23 de novembro de 2024 por Micael Silva
Ação judicial pode cassar partidos por fraude Foto: Divulgação
Ação judicial pode cassar partidos por fraude Foto: Divulgação

O advogado Marcio Silva protocolou uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra quatro partidos de Aparecida de Goiânia. A denúncia relata supostas fraudes no cumprimento da cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

Os partidos citados são PP (Partido Progressistas), Avante, Democracia Cristã (DC) e Solidariedade. Segundo a investigação, as siglas deveriam manipular a participação mínima de 30% das mulheres nas chapas, como exige a lei.

Caso a irregularidade seja confirmada, os votos das coligações poderão ser anulados. Isso já provocou uma recontagem de votos, conduzida pelo escritório MS, especializado em direito eleitoral.

Leia mais: Operação contra fraudes no Banco do Brasil calcula prejuízo de mais de R$ 40 milhões

Quatro vereadores podem perder os mandados: Cristiano Zoi (Avante), Mazinho Baiano (DC), Roberto Chaveiro (PP) e Rosinaldo Boy (Solidariedade). Se as chapas forem cassadas, os suplentes de outros partidos ou coligações assumirão as vagas na Câmara Municipal.

A denúncia visa a relevância do respeito às regras eleitorais para garantir a representatividade de gênero. O TRE analisará a ação, e o resultado poderá impactar diretamente a composição política de Aparecida de Goiânia.

O julgamento está previsto para as próximas semanas e poderá alterar o cenário político do município.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também