Três torcedores são detidos por suspeita de ofensas racistas
Os torcedores são acusados de fazer “expressões discriminatórias que atacaram a integridade moral” dos jogadores, além de realizar “gestos imitando sÃmios”
A PolÃcia Nacional da Espanha prendeu três pessoas, incluindo um menor de idade, por proferirem insultos racistas contra os jogadores Lamine Yamal e Raphinha, do Barcelona, durante o El Clásico no estádio Santiago Bernabéu, em outubro, quando o Barça venceu por 4 a 0. A informação foi divulgada neste sábado (23).
Os detidos são acusados de fazer “expressões discriminatórias que atacaram a integridade moral” dos jogadores, além de realizar “gestos imitando sÃmios”, como descrito no comunicado da polÃcia. A agressão ocorreu após o Barcelona marcar um gol, durante a celebração dos jogadores na arquibancada, momento em que vários torcedores fizeram gestos ofensivos e proferiram insultos racistas contra Yamal e Raphinha.
Esses atos foram registrados por outros espectadores, por dispositivos móveis, e pela própria operadora de televisão responsável pela transmissão do jogo, o que fez com que as imagens se espalhassem rapidamente nas redes sociais.
A investigação foi iniciada após denúncias da Liga Profissional de Futebol e dos clubes envolvidos na partida. A polÃcia contou com o apoio dos serviços de segurança do Real Madrid para identificar os suspeitos. Após uma análise detalhada das imagens, os investigadores localizaram a área do estádio onde os indivÃduos estavam e conseguiram identificar os responsáveis.
Em meados deste mês, a PolÃcia Nacional lançou uma operação para localizar os suspeitos, o que resultou nas prisões de três homens, um deles menor de idade. Eles foram detidos por crimes contra a integridade moral e posteriormente apresentados à autoridade judicial.
Vale ressaltar que o atacante brasileiro VinÃcius Júnior, do Real Madrid, já denunciou diversas ofensas racistas de que foi vÃtima por parte de torcedores espanhóis, o que resultou em pelo menos duas condenações.