Dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres é celebrado hoje (25)
A data é uma homenagem à três irmãs ativistas, símbolo da resistência contra a violência femenina
Desde 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o dia 25 de novembro como o Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. A data é uma homenagem à Minerva, Maria Teresa e Pátria Mirabal, três irmãs reconhecidas como um símbolos da resistência femenina, assassinadas em 1960, nesta mesma data, pelas forças de repressão da ditadura do presidente dominicano Rafael Leónidas Trujillo. No período, as irmãs tinham curso superior, algo raro para mulheres naquela época, e eram todas casadas com ativistas.
O dia também é lembrado pela cor laranja, usada para representar um futuro mais brilhante, livre para as mulheres e meninas que sofrem ou já sofreram violência. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023 foram 3.181 vítimas de violência doméstica registradas, um aumento de 22% em relação a 2022. A Rede de Observatórios da Segurança também relatou dados chocantes, que a cada 24 horas ao menos oito mulheres foram vítimas de violência, também em 2023.
É bastante comum encontrar mulheres que já sofreram alguma violência, e datas como essa são essenciais para relembrar que nenhuma violência deve ser tolerada. Para fazer denúncias de violência contra mulheres, ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher. Também é possível realizar denúncias do tipo no aplicativo Direitos Humanos Brasil, e ligando para números de emergência, como a Polícia Militar, discando o 190