O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026
Guerra em Israel

Líder supremo do Irã pede pena de morte para Netanyahu por crimes de guerra

Pena de morte para o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 25 de novembro de 2024
Foto de Capa 41 6
Líder supremo do Irã. Foto: Divulgação

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, defendeu nesta segunda-feira (25/11) que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu seja condenado à pena de morte. Segundo Khamenei, a medida é necessária devido a crimes de guerra supostamente cometidos na Faixa de Gaza e no Líbano.

A declaração foi feita durante um evento em Teerã. “O mandado de prisão emitido para Netanyahu não é suficiente, e uma sentença de morte deve ser emitida para ele e os líderes criminosos do regime sionista”, afirmou o líder iraniano.

Posicionamento do Líder supremo do Irã

O posicionamento de Khamenei ocorre poucos dias após o Tribunal Penal Internacional, em Haia, emitir mandados de prisão contra Netanyahu e o ex-ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant. Os dois são acusados de crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Entre as acusações, estão ações relacionadas ao conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, que já dura mais de um ano e resultou em mais de 40 mil mortes de palestinos.

Além disso, o tribunal também citou Mohammed Deif, líder do Hamas que Israel afirmou ter assassinado. Deif é acusado de comandar operações do grupo consideradas violações do direito internacional.

Líder supremo do Irã
Primeiro ministro de Israel e líder supremo do Irã. Foto: Divulgação

O pedido de Khamenei ocorre em meio a um cenário de alta tensão entre Israel e Irã. Ambos os países realizaram ataques inéditos neste ano. O episódio mais recente ocorreu em 25 de outubro, quando forças israelenses bombardearam o território iraniano.

Por fim, o Irã, sob a liderança de Khamenei, prometeu retaliação aos ataques israelenses.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também