Filho de ex-prefeito de Formosa é preso por agredir e manter os pais em cárcere privado em fazenda
Jair Júnior também agrediu uma cuidadora e uma empregada doméstica que prestavam serviços à família na propriedade.
Na última semana, a Polícia Militar prendeu em flagrante Jair Gomes de Paiva Júnior, de 52 anos, acusado de agredir e manter seus pais em cárcere privado por mais de 15 dias em uma fazenda localizada em Sítio D’Abadia, região do Entorno de Goiás.
O crime foi descoberto após denúncia feita pelo irmão do suspeito, Gustavo Gomes de Paiva, que revelou que Jair Júnior também agrediu uma cuidadora e uma empregada doméstica que prestavam serviços à família na propriedade.
Segundo informações da Polícia Civil, o caso teve início quando Jair levou os pais, o ex-prefeito Jair Gomes de Paiva, 80 anos, e Maria de Fátima Paiva, para a fazenda durante a pandemia, alegando que precisavam de cuidados especiais.
No entanto, após o retorno dos idosos a Formosa no ano passado, o suspeito passou a fazer ameaças, chegando a afirmar que seus pais só voltariam à cidade “em um caixão”.
Em um relato feito por Gustavo, ele contou que, após alguns meses, o irmão voltou a levar os pais para a fazenda. Na semana passada, o agressor teria batido com um rodo nas costas da mãe e dado dois tapas no rosto do pai, que enfrenta problemas de saúde, como um câncer na orelha, necessitando de cuidados médicos constantes, que não estavam sendo fornecidos.
A denúncia de maus-tratos e agressões físicas levou a Polícia Militar a realizar uma operação na fazenda, onde encontraram os idosos em situação precária. O ex-prefeito, que precisa de remédios e cuidados básicos, estava sendo negligenciado pelo filho, que não fornecia as condições mínimas de saúde e higiene para os pais.
Jair Gomes de Paiva Júnior foi preso por diversos crimes, incluindo lesão corporal dolosa, maus-tratos, injúria, sequestro e cárcere privado, além de ser acusado de manter os pais em condição análoga à de escravo. O suspeito foi levado para a delegacia, onde aguarda os desdobramentos do caso, que deve ser investigado com base nos depoimentos das vítimas e das testemunhas.
Leia mais: Mulheres denunciam racismo após confusão em shopping da região da 44 em Goiânia
Jair Gomes de Paiva, pai do acusado, foi prefeito de Formosa durante dois mandatos, na década de 1980. Ele é uma figura conhecida na política da cidade. A Polícia Civil segue investigando o caso.