Lula afirma que França “não apita” em acordo do Mercosul com UE
“Pretendo assinar esse acordo este ano ainda”, disse o presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (27), que a França “não apita” nas relações de acordo do Mercosul com a União Europeia. O petista afirmou que deseja assinar o acordo ainda em 2024.
As alfinetadas do presidente Lula ao país francês aconteceram durante seu discurso de abertura no Encontro Nacional da Indústria de 2024, em Brasília.
“Eu quero que o agronegócio continue crescendo e causando raiva num deputado francês que hoje achincalhou os produtos brasileiros porque nós vamos fazer o acordo do Mercosul. Nem tanto pela questão de dinheiro, nós vamos porque eu estou há 22 anos nisso e nós vamos fazer. E se os franceses não quiserem o acordo, eles não apitam mais nada, quem apita é a comissão europeia. E a Ursula von der Leyen tem procuração para fazer o acordo e eu pretendo assinar esse acordo este ano ainda”, disse Lula.
Leia mais: CCJ aprova PL da taxa do lixo em Goiânia
O presidente Emmanuel Macron, da França, é o principal líder europeu contrário ao acordo e pressiona Ursula von der Leyen, presidente da União Europeia, para barrar o tratado.