Disney encerrará programação na TV paga no Brasil em 2025
Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographic, Disney Channel e Baby TV deixarão de existir no país
A Disney anunciou que encerrará a maior parte de seus canais lineares de TV por assinatura no Brasil a partir de 28 de fevereiro de 2025. A única exceção será a ESPN, que continuará operando devido à sua relevância em transmissões ao vivo.
Disney na Tv brasileira
Com a decisão, canais como Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographic, Disney Channel e Baby TV deixarão de existir no país. Todo o conteúdo dessas marcas será migrado para o Disney+, plataforma de streaming da empresa. A medida já foi comunicada às operadoras de TV paga, como Claro e Sky.
Em nota, a Disney afirmou que a mudança está alinhada às transformações do mercado de mídia e entretenimento. “Em resposta às transformações no cenário local de mídia e entretenimento, e para garantir que continuemos a evoluir e atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais lineares no Brasil a partir de 28 de fevereiro de 2025”, declarou a empresa.
A ESPN, que também integra o portfólio da Disney, permanecerá ativa devido ao desempenho sólido de suas transmissões esportivas. Partidas de futebol frequentemente lideram a audiência no Brasil e atraem assinantes para o serviço de streaming da companhia, que conta atualmente com mais de 10 milhões de usuários no país.
A princípio, o encerramento dos canais reflete a estratégia global da Disney de concentrar esforços no Disney+. Recentemente, a plataforma foi relançada, incorporando esportes ao vivo para ampliar sua base de assinantes.
A decisão marca um movimento inédito entre grandes grupos de comunicação no Brasil. Enquanto a Disney foca no streaming, outras empresas, como Warner e Globo, mantêm acordos com operadoras de TV paga e seguem com a operação de canais lineares.