O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 3 de dezembro de 2024
IA Generativa

ChatGPT completa dois anos e redefine os rumos dos negócios e da carreira profissional

De ferramenta de especialistas a aliada global, a IA Generativa está remodelando negócios

Postado em 3 de dezembro de 2024 por Herbert Alencar
Foto: iStock

Em 30 de novembro de 2022, o mundo foi apresentado a uma ferramenta que, sem exagero, viria a revolucionar a forma como lidamos com tecnologia. O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, não foi apenas mais uma inovação em Inteligência Artificial (IA). Ele se tornou acessível uma tecnologia que, até então, parecia um universo distante, reservado para poucos especialistas da área de tecnologia.

Hoje, com impressionantes 250 milhões de usuários, o ChatGPT se consolida como uma das plataformas de IA mais populares do mundo. E o que parecia algo de nicho, rapidamente se incluía por diversas esferas, ajudando pessoas nas tarefas diárias, desde escrever textos até criar códigos complexos. Segundo Sarah Friar, diretora financeira da OpenAI, em entrevista recente ao Financial Times , a empresa espera que essa base de usuários cresça exponencialmente, chegando a 1 bilhão no próximo ano.

A IA que Conquista: Do Mundo Técnico para o Cotidiano

Quando o ChatGPT foi lançado, a realidade foi errada: uma mistura de entusiasmo e uma pontada de ceticismo. Afinal, como algo tão sofisticado poderia ser utilizado por qualquer pessoa, sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação ou IA? Mas o fato é que o ChatGPT reduziu essas barreiras e, em poucos meses, mostrou seu poder.

Diferente de muitas IAs anteriores, que projetam um certo grau de expertise para serem operadas, a proposta da OpenAI foi simplificada. O ChatGPT não apenas facilita a criação de conteúdo — seja para blogs, relatórios ou até mesmo diálogos simulados — como também fornece uma verdadeira revolução nas empresas. Diversas áreas de negócios, como marketing, atendimento ao cliente, e até mesmo desenvolvimento de produtos, têm se beneficiado dessa tecnologia.

Estudos realizados por consultorias de renome, como a McKinsey, apontam que empresas que adotaram IA generativa experimentaram aumentos de produtividade impressionantes, com equipes sendo mais ágeis e focadas em tarefas estratégicas. Ou seja, mais tempo para criatividade e menos para repetir ações mecânicas.

Empresas e Corrida pela Inovação

O que começou como uma ferramenta para facilitar a escrita agora é um verdadeiro diferencial competitivo para empresas ao redor do mundo. O ChatGPT não é mais apenas um assistente de criação de conteúdo, mas uma peça essencial para melhorar a interação com clientes e processos internos.

Essa personalização do atendimento, principalmente no setor de serviços, tem sido uma das maiores apostas de empresas que buscam manter seus clientes satisfeitos. Ferramentas como o ChatGPT, que são capazes de entender e responder de forma quase humana, estão atualizando os antigos sistemas de atendimento, proporcionando um atendimento mais ágil e, muitas vezes, mais eficaz. Dados da Gartner, uma das maiores consultorias de mercado, projetam que, em 2026, 70% das interações com consumidores serão feitas sem a intervenção direta de humanos, tudo gerenciado por IA.

A IA e os Profissionais: Novos Desafios e Oportunidades

Apesar dos avanços e benefícios evidentes, a rápida adoção da IA ​​também gerou desafios, especialmente no mercado de trabalho. Com a automação de tarefas, funções que antes eram desempenhadas exclusivamente por seres humanos agora são realizadas por algoritmos. Segundo um estudo de 2023 da Universidade de Oxford, até 30% das profissões podem ser automatizadas nos próximos 15 anos.

No entanto, isso também abre portas para novas profissões. Habilidades como programação em IA, análise de dados e gerenciamento de tecnologias emergentes estão em alta. A automação, longe de eliminar empregos, está criando uma demanda crescente por novos tipos de profissionais que sabem integrar IA ao dia a dia das empresas.

Em uma análise do Fórum Econômico Mundial de 2023, é possível ver que as áreas de dados e IA estão entre as que mais irão crescer nos próximos anos. A previsão é que a automação inteligente crie milhões de novos postos de trabalho, embora exija uma requalificação das forças de trabalho.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também