Goiânia e municípios de Goiás sob risco de chuvas intensas e ventos fortes
De acordo com o Cimehgo mais de 30 cidades goianas estão sob alerta de fortes tempestades
Nesta terça-feira (3) , a Equatorial Goiás emitiu um alerta para tempestades e chuvas que devem atingir grande parte do Estado, incluindo a capital, Goiânia. Segundo a empresa, uma frente fria provocará mudanças no clima, com chuvas fortes, ventos intensos e descargas elétricas.
O alerta, baseado em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), abrange mais de 30 cidades goianas, entre elas Goiânia, Rio Verde, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Itumbiara e São Domingos. De acordo com o Centro de Operações Integrais (COI), a previsão é de chuvas de até 80 mm por dia e ventos de até 70 km/h.
A Equatorial Goiás também informou que as tempestades podem causar danos à rede elétrica, resultando em quedas de energia. Para garantir a segurança da população, a concessionária orienta que os consumidores desconectem aparelhos eletrônicos das tomadas, evitem o uso de equipamentos elétricos durante o temporal e mantenham distância de árvores, estruturas metálicas e materiais que conduzam eletricidade.
Leia mais: Goiás tem previsão de chuvas intensas e ventos fortes neste sábado (30)
As autoridades reforçam a necessidade de cautela nos próximos dias, já que o clima severo pode continuar. O monitoramento das condições meteorológicas será intensificado para atualizar a população sobre possíveis mudanças nas previsões.