Pesquisa revela que 36,9% da população de Goiás não possui acesso à rede de esgoto
Os números da pesquisa revelam um cenário de avanço desigual no desenvolvimento urbano, com setores como drenagem urbana ainda significativamente atrasados
Uma pesquisa realizada por uma rede de tecnologias ambientais revela os obstáculos enfrentados por Goiás em relação ao saneamento básico: 36,9% da população estadual não possui acesso à rede de esgoto, enquanto 10,9% carecem de fornecimento de água.
O estudo também destaca outros problemas, como a perda de água nas redes, que atinge 28,3% no Estado. Além disso, apenas 60,3% do esgoto gerado é tratado adequadamente. No entanto, quando se considera o total de esgoto coletado, esse percentual é maior, alcançando 93,4%.
A pesquisa ainda apresenta informações sobre a cobertura de pavimentação e meio-fio nas áreas urbanas, que é de 78,1%, a infraestrutura de vias públicas com redes ou canais pluviais subterrâneos, com uma cobertura de apenas 18,8%, e o atendimento dos serviços de coleta de resíduos domiciliares, que é de 90,3%.
Os números revelam um cenário de avanço desigual no desenvolvimento urbano, com setores como drenagem urbana ainda significativamente atrasados. Os dados foram coletados a partir de projetos de parcerias público-privadas, bancos modeladores, bem como planos de expansão de concessionárias e operadores de serviços.