Tebet critica mercado por avaliação negativa de Lula: “Estão jogando contra o Brasil”
Ministra defende governo e critica postura do mercado financeiro diante da gestão de Lula
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, criticou a postura do mercado financeiro em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em evento no Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (5), Tebet afirmou que a rejeição de 90% do mercado ao governo, revelada pela pesquisa Genial/Quaest, demonstra uma atitude contrária ao país.
“Isso não é imparcialidade, é jogar contra o Brasil”, disse a ministra. Ela destacou que, enquanto isso, o verdadeiro mercado — formado por pequenos produtores, comerciantes e trabalhadores do setor de serviços — continua investindo e se desenvolvendo.
A pesquisa, divulgada na quarta-feira (4), mostrou que a rejeição do mercado ao governo Lula voltou ao mesmo nível registrado em março de 2023, no início do atual mandato. Apenas 3% dos agentes financeiros consideram a gestão positiva, enquanto 7% avaliam como regular.
Tebet usou como exemplo a chegada de novos investimentos e a construção de fábricas no Mato Grosso do Sul para mostrar que o mercado deveria se basear em ações concretas, e não em preconceitos.