O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Viagem estendida

Astronautas que deveriam ficar 8 dias no espaço completam 6 meses em órbita

O voo, projetado para ser um teste, enfrentou falhas técnicas

Postado em 6 de dezembro de 2024 por Otavio Augusto
Astronautas que ficariam 8 dias no espaço. Foto: Divulgação

Barry Wilmore e Sunita Williams, astronautas da NASA, completaram nesta quinta-feira (5) seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS). A missão dos dois, que inicialmente deveria durar apenas oito dias, foi estendida e agora deve terminar em fevereiro de 2025.

Astronautas no espaço

A dupla foi lançada ao espaço em 5 de junho deste ano, a bordo da cápsula Starliner, da Boeing. O voo, projetado para ser um teste, enfrentou falhas técnicas, incluindo problemas noE propulsor e vazamentos de hélio, o que levou a NASA a considerar a cápsula insegura para o retorno. Em setembro, a Boeing trouxe a Starliner de volta à Terra vazia, enquanto os astronautas foram transferidos para um voo da SpaceX, programado para trazê-los de volta no início do próximo ano.

Desde então, Wilmore e Williams têm desempenhado um papel ativo na ISS, auxiliando em experimentos científicos e na manutenção da estação. Entre as tarefas realizadas, estão consertos em banheiros, limpeza de sistemas de ventilação e cuidados com plantas. Williams assumiu o posto de comandante da estação em setembro.

Apesar dos desafios, os astronautas demonstram resiliência. Durante uma conversa com estudantes, Williams afirmou que viver no espaço tem sido “divertido”. Wilmore também destacou a importância de manter uma atitude positiva, considerando a experiência como um “desvio de rota” em vez de um contratempo.

A preparação física e mental é essencial para missões prolongadas na ISS. Assim como outras equipes, Wilmore e Williams foram treinados para situações inesperadas, incluindo caminhadas espaciais. A NASA afirma que as tripulações estão cientes de que podem permanecer no espaço por até um ano, se necessário.

Casos parecidos de astronautas

A situação enfrentada pelos dois astronautas não é inédita. Em 2023, Frank Rubio, também da NASA, teve sua missão estendida para pouco mais de um ano após um problema com a cápsula russa Soyuz.

Enquanto isso, a Boeing continua investigando as falhas ocorridas com a Starliner. A empresa classificou a contribuição de Wilmore e Williams como “inestimável” para o avanço do programa. No entanto, ainda não há uma data para o próximo voo da cápsula.

Williams, de 59 anos, também desmentiu rumores sobre sua saúde. Durante um evento com estudantes, ela explicou que inicialmente teve pouco apetite no espaço, mas agora realiza três refeições diárias, além de lanches. A astronauta mantém sua rotina de exercícios, que inclui corridas na esteira da estação, e chegou a participar, remotamente, de uma competição de 11 quilômetros em Cape Cod, nos Estados Unidos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também