O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
premiação

Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro 2025 como melhor atriz

Atriz segue os passos da mãe, Fernanda Montenegro, e reforça presença brasileira na premiação

Postado em 9 de dezembro de 2024 por Luana Carvalho
A indicação reafirma a relevância do cinema brasileiro no cenário internacional | Foto: Reprodução

Fernanda Torres foi indicada ao Globo de Ouro 2025 na categoria de ‘Melhor Atriz em Filme de Drama’ por sua atuação em ‘Ainda Estou Aqui’. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9), pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que revelou os concorrentes nas 27 categorias de cinema e televisão. A cerimônia acontecerá em 5 de janeiro, em Los Angeles. A indicação reafirma a relevância do cinema brasileiro no cenário internacional, sendo o Globo de Ouro um tradicional termômetro para o Oscar.

Trajetória histórica e legado familiar

Fernanda Torres repete a trajetória de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada ao mesmo prêmio em 1999 por Central do Brasil. A história da família Torres reflete a influência e a tradição brasileira no cinema internacional. Montenegro foi a primeira atriz latino-americana indicada ao Oscar na categoria principal e se junta a outros ícones nacionais, como Sônia Braga, que também foi indicada ao Globo de Ouro em várias ocasiões.

Em Ainda Estou Aqui, Torres interpreta Eunice Paiva, personagem central da obra dirigida por Walter Salles. O filme narra a história de Eunice, viúva do deputado Rubens Paiva (vivido por Selton Mello), preso, torturado e morto pela ditadura militar em 1971. Com uma atuação emocionante, Fernanda dá vida à luta de uma mãe e esposa pela verdade e justiça em meio às atrocidades do regime militar.

Reconhecimento internacional

Desde seu lançamento, em novembro, Ainda Estou Aqui vem conquistando público e crítica. O longa é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e estreou mundialmente no Festival de Cinema de Veneza, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro. Também foi destaque em festivais como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Vancouver e Miami.

Além disso, Fernanda Torres recebeu homenagem no Critics Choice Awards como parte da Latino Celebration, que reconhece destaques latino-americanos no cinema. A parceria com Walter Salles marca o terceiro projeto conjunto dos dois, que já trabalharam em Terra Estrangeira (1995) e O Primeiro Dia (1998).

A performance de Fernanda reafirma seu status como uma das grandes atrizes de sua geração e reforça a relevância do cinema nacional no cenário internacional, colocando novamente o talento brasileiro sob os holofotes do Globo de Ouro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também