O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Intervenção

Justiça determina intervenção do Estado na Saúde de Goiânia para enfrentar crise

Estado assume controle da saúde para enfrentar colapso em Goiânia

Vinicius Limapor Vinicius Lima em 9 de dezembro de 2024
1dce098c e284 421d 8b4e 9fef31b94236
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) atendeu, nesta segunda-feira (9), ao pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO) e determinou que o Estado assuma o controle da saúde pública em Goiânia. A decisão, unânime, busca enfrentar a grave crise no sistema de saúde da capital, marcada pela falta de leitos, insumos, medicamentos, profissionais e atrasos em pagamentos.

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, destacou que a intervenção é necessária após a morte de seis pacientes em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por ausência de vagas em UTIs.

O governador deverá publicar um decreto com as medidas, incluindo a nomeação de um interventor para gerir a saúde e o setor financeiro vinculado. Na última semana, o MPGO apontou falhas graves na gestão municipal, como desestruturação da rede de assistência, descumprimento de decisões judiciais e má gestão de recursos.

Esses problemas têm sobrecarregado hospitais estaduais e comprometido o atendimento a casos complexos e pacientes de outros municípios. Irregularidades administrativas também foram denunciadas, como uso inadequado de recursos, falta de planejamento para enfrentar a dengue e nomeações sem qualificação, como no SAMU.

A Operação Comorbidade revelou indícios de crimes na administração, reforçando o cenário de descaso. Com a intervenção, espera-se reverter o colapso, restaurar a eficiência e garantir serviços essenciais à população de Goiânia.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também