Intervenção

Justiça determina intervenção do Estado na Saúde de Goiânia para enfrentar crise

Estado assume controle da saúde para enfrentar colapso em Goiânia

Vinicius Limapor Vinicius Lima em 9 de dezembro de 2024
Justiça determina intervenção do Estado na Saúde de Goiânia para enfrentar crise
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) atendeu, nesta segunda-feira (9), ao pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO) e determinou que o Estado assuma o controle da saúde pública em Goiânia. A decisão, unânime, busca enfrentar a grave crise no sistema de saúde da capital, marcada pela falta de leitos, insumos, medicamentos, profissionais e atrasos em pagamentos.

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, destacou que a intervenção é necessária após a morte de seis pacientes em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por ausência de vagas em UTIs.

O governador deverá publicar um decreto com as medidas, incluindo a nomeação de um interventor para gerir a saúde e o setor financeiro vinculado. Na última semana, o MPGO apontou falhas graves na gestão municipal, como desestruturação da rede de assistência, descumprimento de decisões judiciais e má gestão de recursos.

Esses problemas têm sobrecarregado hospitais estaduais e comprometido o atendimento a casos complexos e pacientes de outros municípios. Irregularidades administrativas também foram denunciadas, como uso inadequado de recursos, falta de planejamento para enfrentar a dengue e nomeações sem qualificação, como no SAMU.

A Operação Comorbidade revelou indícios de crimes na administração, reforçando o cenário de descaso. Com a intervenção, espera-se reverter o colapso, restaurar a eficiência e garantir serviços essenciais à população de Goiânia.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também