quinta-feira, 20 de agosto de 2026
CIRURGIA DE EMERGÊNCIA

Caso Lula: entenda o que é craniotomia

Presidente passou por cirurgia em decorrência de um sangramento no cérebro

Thais Munizpor Thais Muniz em
Caso Lula: entenda o que é craniotomia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de emergência nesta segunda-feira (9) para a drenagem de um hematoma intracraniano. A lesão identificada foi decorrente de uma queda sofrida em outubro, quando o presidente bateu a região da nuca em um acidente doméstico no banheiro da residência oficial. Na ocasião, ele precisou levar cinco pontos.

Segundo o neurocirurgião Dr. Victor Hugo Espíndola, o presidente apresentou um hematoma subdural crônico, condição comum em idosos que geralmente ocorre entre 20 e 45 dias após um trauma. O especialista explicou: “Esse tipo de hematoma não ocorre dentro do cérebro, mas sim entre o cérebro e uma membrana chamada duramáter. É um sangramento lento e progressivo que, no início, não causa sintomas aparentes. O paciente vai se adaptando até que o volume acumulado comece a pressionar o cérebro, causando sinais como dores de cabeça, perda de força de um lado do corpo, alterações na fala e sonolência. Em casos graves, pode levar até mesmo ao coma.”

Como foi realizado o procedimento

Para tratar o caso de Lula, foi realizada uma craniotomia minimamente invasiva, procedimento que, de acordo com Dr. Victor Hugo, “envolve a abertura de um pequeno orifício no crânio para drenar o hematoma acumulado. Após a drenagem, um dreno é inserido temporariamente, permanecendo por 24 a 48 horas para garantir a remoção completa do líquido.” Ele ressaltou que se trata de uma cirurgia de baixo risco: “Normalmente, o paciente passa 24 a 48 horas em observação na UTI, seguido de um breve período no quarto, antes de receber alta hospitalar. É uma recuperação tranquila na maioria dos casos.”

Alternativa terapêutica para casos específicos

O especialista também comentou sobre uma alternativa terapêutica chamada embolização, utilizada principalmente em pacientes que utilizam anticoagulantes ou apresentam recorrência do hematoma após a cirurgia. Ele explicou que “esse procedimento consiste em fechar a artéria responsável pelo sangramento por meio de uma substância especial.” No entanto, para o caso do presidente, a drenagem cirúrgica foi considerada a melhor abordagem.

Por fim, Dr. Victor Hugo enfatiza que o prognóstico para esse tipo de procedimento é bastante favorável: “A recuperação costuma ser muito satisfatória, especialmente porque se trata de uma cirurgia de baixo risco. Com os cuidados pós-operatórios adequados e o acompanhamento com exames de imagem, é esperado que o presidente recupere plenamente sua saúde e retome suas atividades habituais em breve.”

 

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

castração

SAÚDE ANIMAL

Goiânia terá castração gratuita de cães e gatos nesta quinta e sexta; veja como se cadastrar

Programa da Amma prevê 1,5 mil cirurgias entre agosto e setembro; ação desta semana atende famíl...
Virginia

FOLGA NA ESPANHA

Vini Jr. e Virginia Fonseca postam fotos em sauna na Espanha; veja fotos

Influenciadora viajou para Madri e aproveitou a folga do jogador do Real Madrid ao lado do namorado
A arte de dizer não: como estabelecer limites com confiança

Bem-estar

Como estabelecer limites saudáveis sem sentir culpa

Aprender a recusar pedidos e proteger o próprio tempo pode reduzir o desgaste emocional e ajudar a ...
Seu pet é realmente feliz? Veja os sinais que ajudam a descobrir

FICA AÍ O QUESTIONAMENTO!

Seu pet é realmente feliz? Veja os sinais que ajudam a descobrir

Animação e carinho não bastam para avaliar o bem-estar de cães e gatos; mudanças de comportamen...
Horóscopo do dia (19/08): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (19/08): veja as previsões para o seu signo

Previsões apontam oportunidades no amor, trabalho e dinheiro, mas alguns signos precisarão evitar ...
Glória Menezes

ADEUS À ATRIZ

Globo anuncia tributo a Glória Menezes após morte da atriz; veja quando será exibido

Emissora anuncia programação especial em homenagem à atriz que dedicou seis décadas à dramaturg...
Documentário

CULTURA

Documentários negros brasileiros: dez filmes para assistir no mês do Documentário Brasileiro

Seleção da APAN reúne produções lançadas entre 1988 e 2025 que investigam memória, identidade...
Manda Vê

podcast

Pedro Henrique & João Victor falam no Manda Vê sobre algoritmos, independência e o futuro do sertanejo

Dupla discute como as redes sociais mudaram a lógica da carreira musical e revela projeto para sete...