O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Prática

Como aumentar a queima de gordura abdominal de forma simples e eficaz

O Ministério da Saúde recomenda que a circunferência abdominal seja de até 80 cm para as mulheres e 94 cm para os homens

Postado em 10 de dezembro de 2024 por Leticia Marielle
Como aumentar a queima de gordura abdominal de forma simples e eficaz. | Foto: Reprodução/Canva

Reduzir as medidas da barriga é o desejo de muitas pessoas. Embora muitas vezes se associe a perda de peso a exercícios intensos, uma prática acessível e eficaz para manter o corpo saudável é a caminhada. Um levantamento publicado em janeiro aponta que caminhar mais de 11 mil passos diários é ideal para o bem-estar físico, principalmente para quem busca uma vida mais ativa. No entanto, os resultados podem levar tempo para aparecer, pois os benefícios da caminhada são mais evidentes a longo prazo.

O Ministério da Saúde recomenda que a circunferência abdominal seja de até 80 cm para as mulheres e 94 cm para os homens. Medidas acima disso aumentam o risco de acúmulo de gordura entre os órgãos e podem estar associadas a doenças cardiovasculares. Em busca de alternativas para acelerar a queima de gordura, profissionais sugerem que pequenas mudanças na rotina da caminhada podem fazer toda a diferença.

Alguns especialistas propõem estratégias para quem já caminha regularmente e deseja intensificar os resultados. A primeira delas é aumentar a dificuldade do percurso. Em vez de caminhar em superfícies planas, inclua subidas, que exigem mais esforço e proporcionam uma queima calórica maior. Se você estiver na esteira, pode facilmente adicionar inclinação. Se preferir caminhar ao ar livre, procure ruas e bairros com morros para intensificar o exercício.

Outro truque é acelerar o passo. Quanto mais rápido você caminhar, maior será o gasto calórico, ajudando na redução das reservas de gordura, especialmente na região abdominal. Tente aumentar gradualmente o ritmo de suas caminhadas, o que pode ser feito de forma gradual até atingir um pace mais acelerado.

Além disso, carregar pesos durante a caminhada pode potencializar os resultados, seja com sacolas, halteres ou kettlebells. Levantar os braços enquanto caminha ou usar uma mochila com peso também pode ser eficaz, mas é importante garantir que a postura seja correta para evitar lesões nas costas.

Para tornar a caminhada ainda mais desafiadora, adicione movimentos específicos que engajem mais a musculatura, como agachamentos enquanto espera o semáforo abrir, ou afundos durante o trajeto. Se possível, aproveite espaços livres para realizar exercícios abdominais. Essas pequenas adaptações podem transformar a caminhada em um treino ainda mais eficiente para reduzir a gordura abdominal e melhorar a saúde.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também