O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Decisão

TJGO afasta vereador de Valparaíso de Goiás por fraude em licitações

O pedido de afastamento foi apresentado após uma operação do MPGO no dia 3 de dezembro.

Postado em 11 de dezembro de 2024 por Renata Ferraz
Vereador
Foto: Divulgação/ Câmera Municipal de Valparaíso de Goiás

Na tarde desta quarta-feira (11), o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) determinou o afastamento de Alceu Gomes (União Brasil), vereador e presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, localizada no Entorno do Distrito Federal. A decisão foi tomada pela 2ª Vara Criminal da cidade, acatando um pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO). O político é investigado por fraudar licitações, cometer abuso de autoridade e suprimir documentos da Câmara Municipal.

A decisão judicial impede Alceu Gomes de exercer as funções de vereador e de presidente da Casa pelo período de 90 dias. Além disso, ele está proibido de frequentar a sede do legislativo local e de deixar o município. A presidência da câmara será assumida interinamente por Edson Souza Nunes (PSDB), vice-presidente da Casa, que comandará as sessões ordinárias até o retorno do titular.

O pedido de afastamento foi apresentado após uma operação do MPGO no dia 3 de dezembro, quando mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes dos vereadores e nas residências dos envolvidos.

Em seguida, Alceu antecipou o recesso legislativo, uma ação que, segundo o MPGO, visava dificultar a apuração dos fatos investigados. Além disso, documentos foram retirados da presidência, prejudicando o andamento da investigação.

Leia mais: Justiça Eleitoral cassa chapa de Sandro Mabel e condena Caiado por abuso de poder político

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também